Apesar da crise econômica brasileira, 56% das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil esperam atingir suas metas estabelecidas para 2015. É o que revela uma pesquisa recente da Doctor Trade, consultoria especializada em gestão de negócios para esse segmento.
O levantamento mostra que mais de 90% das PMEs estabeleceram metas de resultados para o ano corrente. No entanto, uma parcela significativa (37%) afirma que trabalha com metas mais intuitivas do que concretas.
“De qualquer forma, quase a metade das pequenas e médias empresas no Brasil acredita não atingir o resultado esperado para o ano. A baixa expectativa se deve, em parte, por fatores internos ligados ao negócio, como, por exemplo, capacidade de planejamento e dificuldades na gestão financeira”, comenta o empresário Glauco Diniz Duarte.
Embora a crise econômica tenha se agravado neste ano, a pesquisa da consultoria mostra que quase 20% das PMEs esperam obter um volume de negócios em 2015 no mesmo patamar registrado no ano anterior.
A pesquisa foi realizada com mais de 150 representantes de pequenas e médias empresas espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Entre o público pesquisado, encontram-se companhias dos setores de alimentação, de varejo e de serviços.