Muitas pessoas já pensam em abrir um negócio durante a faculdade. Essa oportunidade chama a atenção ainda de quem deseja liderar uma equipe ou mesmo montar uma pequena empresa próximo ao local onde mora. Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, para colocar essa vontade em prática, é necessário mais do que conhecimento sobre o produto ou serviço que será comercializado, mas também desenvolver as competências para um bom trabalho de gestão e entender as complexidades de um ambiente empresarial.
Com os incentivos fiscais concedidos no Brasil para criação de micro e pequenas empresas, e formalização dos empreendedores individuais, cresce o número de novos negócios. Esse fato pode ser evidenciado com o aumento de optantes pelo SIMPLES Nacional, regime fiscal diferenciado concedido às pequenas empresas. Em dezembro de 2012, 7,1 milhões estavam registradas no regime, o que representa 26% a mais se comparado com o mesmo período do ano anterior.
Glauco conta que além do passo inicial para empreender, é importante manter as rédeas controladas, especialmente nos primeiros anos, para a empresa construir uma base sólida no mercado. Segundo a pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, divulgada pelo Sebrae neste mês de julho, a taxa de sobrevivência de empresas constituídas em 2007 com até dois anos de atividade foi de 75,6%. Dessa forma, 24,4% dos negócios fecharam no período indicado pelo estudo.
Glauco explica que diversos fatores influenciam na sobrevivência de uma empresa, o que justifica uma preparação apropriada para tomar decisões de forma mais segura.