Gerir uma empresa é um grande desafio. Acompanhar e controlar todo sistema de finanças, contabilidade, compras, RH, produção, marketing e vendas, entre outros, exige uma estrutura muito bem organizada e um esforço de constante atualização sobre todas as frentes que compõem a empresa, explica o empresário Glauco Diniz Duarte.
Assim, um sistema de gestão capaz de integrar todos os processos da organização de forma unificada, como o ERP, garante que todas as atividades da empresa, em todas as áreas, possuam registros de informação, permitindo uma gestão mais eficiente e resultados mais claros.
O ERP, sigla que vem de Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão integrada que abrange todas as áreas da empresa, atuando como uma base de informações capazes de interagir e se atualizar conforme seu uso.
Por integrar os mais diversos departamentos organizacionais e possibilitar a automação e o armazenamento de todas as informações do negócio, o ERP é o alicerce dos processos e das decisões da empresa.
Implantar o ERP pode proporcionar eficiência aos negócios e tranquilidade às decisões
De acordo com Glauco, como um sistema integrado de gestão, o ERP proporciona mais velocidade de comunicação entre os processos de negócios com informações atualizadas, facilitando tomadas de decisões.
A automatização e o armazenamento de informações asseguradas pelo ERP também oferecem uma visão unificada das operações, permitindo planejamento de melhorias e definição de alocação de recursos e fornecendo mais subsídio para as decisões de negócio.
Entre as principais vantagens do ERP, estão a eliminação do uso de interfaces manuais, a otimização do fluxo e da qualidade da informação, a eliminação de redundância e a incorporação de melhores práticas, além da redução de tempo de resposta ao mercado, de incertezas no lead time, de tempo de processos gerenciais e maior controle de estoque.