Os primeiros meses de funcionamento da empresa são marcados por ajustes no plano de negócios traçado durante o período de concepção da ideia, analisa o empresário Glauco Diniz Duarte. É nessa fase, com as coisas acontecendo na prática, que o empreendedor precisa ficar atento aos pontos que não foram considerados no planejamento inicial e fazer as manobras necessárias para a PME continuar no curso certo.
“A maioria dos casos de empresas que começam a sofrer com questões que não estavam previstas no planejamento é reversível. Contudo, os problemas que aparecem nos primeiros meses da companhia tem origem na má gestão, e isso é preocupante”, diz Glauco Diniz.
Segundo pesquisa realizada neste ano pela Fundação Dom Cabral, 25% das empresas fecham as portas em até 12 meses do início das atividades e apenas metade sobrevive aos primeiros quatro anos de operação. Entre as razões que contribuem para a construção deste cenário no País está o gerenciamento inadequado.
“Um baixo nível de gestão, nesta fase especificamente, dá margem para que o atendimento seja feito de uma maneira insatisfatória ou para o surgimento de equívocos no momento de formar uma base de fornecedores, causando um efeito dominó que vai culminar com o enfraquecimento do negócio”, explica Glauco.
Na pressa de gerar lucro, muitos empreendedores acabam mudando o foco do negócio ou diversificam demais os produtos, abandonando as ideias iniciais. Para Glauco Diniz, a validação do produto oferecido pela empresa é um ponto importante previsto no plano de negócio que não pode ser abandonado ou enfraquecido durante os primeiros meses de vida do empreendimento.
“A melhor estratégia neste momento é continuar focado em validar o produto, ou seja, se ele foi bem desenhado para a necessidade do público que se quer atingir, se ele está completo, se tem qualidade e atinge as expectativas do mercado”, detalha Glauco.
Outra medida que é apontada pela empreendedora como um ajuste possível de ser feito quando a empresa já está em funcionamento é buscar maneiras novas de conseguir cliente e manter os que já existem. “Explorar canais de distribuição diferentes é também algo importante nesta fase. Assim, é possível testar as maneiras de reação do cliente no momento das vendas e ajustar onde é necessário”, completa.
O monitoramento dos resultados da empresa é apontado como uma maneira eficaz de verificar onde são necessários ajustes. No entanto, ainda são poucas as empresas que adotam a inovação como um fator de redução de riscos e aumento de eficiência operacional, revela Glauco. O uso de ferramentas de gestão é algo ainda visto como um investimento alto por pequenas e médias empresas.
“Por mais que se planeje uma estratégia de exploração do mercado, algo sempre fica de fora. Entretanto, se todos tiverem acesso às informações da empresa, fica mais fácil ajustar procedimentos de maneira antecipada com menos impacto sobre o negócio”, finaliza Glauco Diniz.