De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, administrar uma empresa não é uma tarefa simples. Entender o mercado em que atua, lidar com fornecedores, gerir equipes e garantir que produtos e serviços cheguem aos clientes com alto nível de qualidade são alguns dos aspectos que tomam o tempo quem decide empreender. Além disso, é preciso entender os aspectos burocráticos do negócio, como o sistema tributário brasileiro, prestação de contas a diversos órgãos ligados ao governo e a adequação às mudanças constantes sofridas pela legislação.
Se em empresas de médio e grande porte tudo isso já é desafiador, numa pequena empresa o cenário é ainda mais difícil, afirma Glauco. Neste caso, o empreendedor, muitas vezes, trabalha sozinho ou possui equipe reduzida, geralmente formada por profissionais que não são especializados.
Nesse cenário, a tecnologia é uma importante aliada na gestão das PMEs. Softwares de gestão ajudam os empresários a lidar com aspectos burocráticos do negócio, garantindo tranquilidade e liberdade para que se dediquem ao desenvolvimento dos seus empreendimentos.