Categorias
Uncategorized

A importância das empresas repensarem seus modelos de negócios

glauco-diniz-duarte-73-300x200
Glauco Diniz Duarte

“Os modelos de negócios precisam ser questionados frente ao novo cenário e, se necessário, desconstruídos e reinventados.” A afirmação é do empresário Glauco Diniz Duarte. Para ele, é preciso coragem do principal executivo da organização em momentos de crise para tomar determinadas decisões, mesmo que isso signifique contrariar interesses e frustrar expectativas. “O sucesso de ontem não é passaporte para o sucesso de hoje ou de amanhã”, advertiu.

No conceito apresentado por Glauco, o termo modelo de negócio -que não é algo perene, que dure a vida toda – significa uma representação simplificada de como ele deverá funcionar de forma competitiva, com desempenho superior aos seus concorrentes e com criação de valor percebida por clientes e acionistas. Um modelo de negócio, explicou, responde facilmente questões como quem é o cliente, o que é valor para ele, para onde a empresa está indo, quais as peças-chaves do jogo e como ganhar dinheiro, entre outras. Em muitas empresas, porém, nem sempre esse modelo de negócio é claro e explícito, revelou.

Para Glauco, existe uma falsa ideia de que as grandes revoluções empresariais são decorrentes de inovações tecnológicas. Um modelo de negócio, segundo ele, precisa, na verdade, ser capaz de atender à sua proposição de valor. “Caso não esteja, é porque ele falhou em sua narrativa ou o sistema organizacional não está suficientemente alinhado para a sua execução”, disse. As causas vão desde políticas desconectadas à proposição de valor até profissionais despreparados ou com perfis inadequados à organização.

Além de partir de uma proposição de valor bem definida, um modelo de negócio vencedor deve identificar o conjunto e não apenas partes do valor do cliente e oferecê-los para que ele perceba a importância e expresse interesse em manter vínculos com a empresa. “Isso difere um modelo de negócio bem-sucedido de um modelo de negócio medíocre. As líderes de mercado desenvolvem em primeiro lugar uma proposição de valor que dificilmente será igualada.”, argumentou Glauco.

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112