As pequenas empresas são criadas a partir dos conhecimentos e habilidades profissionais dos seus empreendedores. No início o empreendedor participa ativamente de todos os processos administrativos, comerciais e produtivos. Por isso, consegue acompanhar tudo de perto. Mesmo sem uma padronização de processos consegue manter padrão de qualidade, cumprir prazos e satisfazer os clientes.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, passada a fase inicial, com a vinda de mais clientes começam os reais desafios aos empreendedores. É preciso controlar a entrada, a saída, horas trabalhadas e não trabalhadas dos funcionários, produtividade, qualidade, acompanhar todas as ordens de fabricação ou ordens de serviços etapa por etapa, controlar custos, cobranças, contas a pagar, impostos, controlar estoques, equilibrar o fluxo de caixa, etc.
Para entender a real complexidade desta segunda fase empresarial é só quem já passou por isso. Por um lado o empreendedor está feliz por ter conseguido atingir seu objetivo inicial de crescimento. De outro lado está infeliz atolado de problemas, reclamações por atrasos, qualidade, vive trabalhando, não consegue desligar do trabalho, não enxerga uma solução, tem até vontade de largar tudo.
Segundo Glauco,a segunda fase requer uma profunda mudança da mentalidade: deixar de ser o empregado da sua empresa e passar a ser o gestor da empresa. A primeira providência é deixar de lado as habilidades profissionais e delegar o trabalho operacional para alguém. Para delegar há a necessidade de contratar profissionais competentes.
Desta forma, segunda fase é a da profissionalização e auto-evolução. Pode-se contratar pessoas para executar tarefas operacionais, porém, o que não é possível é contratar gestor profissional para substituir o empreendedor. O empreendedor é que precisa evoluir para ser o gestor profissional da sua empresa para liderar, planejar, organizar e controlar.
5 procedimentos para o Sucesso na Administração de uma Pequena Empresa
Qual é a função de um gestor de empresas? É gerar riquezas e trazer lucros para a empresa. Como?
Glauco explica que independente se a empresa é pequena, média ou grande, tem cinco procedimentos que devem ser executados continuamente para o negócio gerar resultados:
1. Utilizar corretamente os recursos humanos, materiais e financeiros;
2. Eliminar os desperdícios de recursos humanos, materiais e financeiros.
3. Gerar riquezas: Produtos e serviços úteis a grande número de pessoas;
4. Organizar uma estrutura funcional que execute as três ações anteriores de forma contínua sem depender da presença da figura do gestor. O gestor precisa ter um tempo livre para pensar, liderar, planejar, organizar e controlar.
5. Utilizar a tecnologia como aliado para executar as quatro ações anteriores.