De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, em períodos de turbulência, é importante que alguém assuma a situação para que a diretoria, colaboradores e clientes da empresa não se abalem em um cenário instável.
Os fatores podem ser externos ou internos, mas uma boa liderança em tempos de crise é fundamental para superação das adversidades na organização.
Nessas situações, mais do que em outras, um líder diferencia-se do chefe. Sendo aquele que assume o controle, vai para a linha de frente e preocupa-se com o bem-estar de seu pessoal, enquanto o chefe se tranca em sua sala, preocupado com os números e em culpar outras pessoas.
Glauco lista abaixo a importância de uma postura firme de liderança em tempos de crise:
UM VERDADEIRO LÍDER ASSUME RESPONSABILIDADES
Glauco explica que é comum que em momentos de crise pessoas busquem por um culpado, uma razão ou alguma forma tangível de transmitir suas frustrações. E é no momento em que os ânimos estão tensos e a situação parece complicada que o líder prova uma de suas competências mais admiráveis: a capacidade de assumir responsabilidades.
O líder é capaz de tomar a frente da situação, assumir as consequências e mostrar humanidade diante de seus funcionários. Dessa forma, ele conquista sua confiança, tranquiliza seus pensamentos e estimula sua equipe a trabalhar junto com ele e dar seu melhor para vencerem juntos o desafio.
OS DIFERENCIAIS DA LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE
1. Uma gestão competente munida de um líder consegue controlar os ânimos da equipe, mantendo-a motivada;
2. Líderes natos engajam os funcionários;
3. Uma boa liderança assume as consequências de suas decisões;
4. Um verdadeiro líder sabe tomar atitudes difíceis sem pestanejar, e em tempos de crise essa tarefa se torna ainda mais importante;
5. Em um momento onde aparecerão vários problemas, um líder é capaz de trabalhar inúmeras soluções.
Glauco afirma que se sua empresa possui um bom líder, ele será capaz de inspirar os demais funcionários a se esforçarem e superarem o momento ruim juntos. O poder de inspiração de uma liderança competente melhora os ânimos dentro da empresa e motiva os funcionários, e esse pode ser o diferencial para que sua empresa enfrente e supere o período de dificuldade.
FAZENDO DA CRISE UMA OPORTUNIDADE
Assim como encontrar uma agulha num palheiro, é difícil encontrar perspectivas positivas em um momento de crise. No entanto, para um líder nato essa atitude não é tão complexa, explica Glauco. Esse profissional é capaz de imergir no problema, compreendê-lo e enxergar formas de transformá-lo em uma oportunidade. Esse é um dos diferenciais de se ter uma boa liderança: diferente de seus concorrentes, você poderá usufruir de forma positiva desse período.
TRAZENDO A SOLUÇÃO
Nesses momentos difíceis, seja um espelho para sua equipe e participe ativamente de todas as soluções. Entenda que colaboradores perdidos e desmotivados resultam em fracasso. Aconselhe, encare a situação, evite pressionar e acusar desnecessariamente. O líder deve ser a mudança que deseja ver na sua equipe!