De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o desempenho de uma equipe e a produtividade no trabalho devem ser compreendidos pelo gestor que irá avaliar como proceder corretamente, caso as ações estejam apresentando resultados abaixo do esperado.
Segundo Glauco, as falhas na comunicação, comprometimento de clima organizacional e a qualidade do serviço prestado podem destacar os resultados da empresa de forma negativa, impactando na equipe e na forma como a instituição é vista no mercado.
Sendo assim, é imprescindível que o gestor não se “esconda” atrás do seu chefe e determine junto aos seus subordinados saídas para solucionar os problemas fixados.
Glauco explica que não deve sentir receio de assumir a responsabilidade em situações delicadas, nem deve se apegar ao pensamento de que seus subordinados reagirão de forma desagradável ao transmitir uma ordem, pois esse tipo de pensamento implicará em justificativas como “o chefe quer assim”, ou então “é uma decisão” dos homens de “lá de cima”, uma vez que esse tipo de atitude pode soar como insegurança por parte do gestor.
Glauco ainda ressalva as seguintes palavras:
“Se você discorda de uma ordem dada pelo chefe para ser cumprida pela equipe é sua obrigação discutir com ele, o seu chefe, mostrar os pontos problemáticos, sempre com argumentos naturalmente não se deixando levar pela emoção”.