De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o termo gestão empresarial refere-se a uma forma de trabalho, norteado por uma política de valores, responsável por desempenhar planejamentos, alocar e gerir recursos, princípios, ações, iniciativas, estratégias e valores, de forma a viabilizar a obtenção dos objetivos propostas pela empresa.
Segundo Glauco a gestão de uma empresa engloba atividades como: formatação da estrutura hierárquica dentro da empresa, disposição de cargos e funções, o processo disciplinar e os incentivos, as principais interfaces operacionais internas e externas, logística, o desenvolvimento de parcerias, estratégias comerciais, marketing, entre outras.
Glauco explica que no mundo dos negócios, o grande desafio que as empresas encontram é o de lidar com as transformações e seus reflexos. Isso porque a evolução das organizações, em termos estruturais e tecnológicos, exige das empresas uma nova postura, tanto no que diz respeito ao pessoal quanto ao gerencial.
Associado a estes desafios, encontram-se as inovações tecnológicas, clientes mais exigentes, concorrentes qualificados e o surgimento de novos modelos de gestão. Tais desafios devem ser encarados pelos gestores empresariais como um impulso para o aprimoramento.
Mas, para chegar ao aprimoramento necessário, um gestor precisar estar disposto a lidar com uma realidade complicada e que engloba alguns aspectos:
Complexidade: as situações empresariais carregam um grande número de variáveis.
Inovação: no mundo da tecnologia, informação e comunicação, os gestores precisam estar sempre atentos às novas oportunidades e ameaças.
Competitividade: o mundo mercadológico se mostra cada vez mais competitivo, não só em relação aos competidores já conhecidos, mas também aos novos e aos produtos substitutos.
Interdisciplinaridade: gestores empresariais precisam saber lidar com todos os tipos de profissionais, áreas e linguagens.