Preservar o clima organizacional saudável dentro das empresas predispõe maior produtividade e lucros efetivos, avalia o empresário Glauco Diniz Duarte.
Gestão Positiva – Para Glauco, as empresas devem adotar modelos de gestão positiva entre pessoas e companhias. “Isso significa ambientes propositivos, de interação permanente, permanente capacitação dos quadros orgânicos, responsabilidade compartilhada e menos rigidez organizacional”, disse Glauco Diniz.
Ele destacou ainda a importância de valorizar os traços-força dos colaboradores das empresas e não reforçar as deficiências. “Mesmo dentro da psicologia positiva, nós tentamos mostrar a qualidades das pessoas, fazendo com que elas aprimorem suas capacidades cada vez mais. No mundo empresarial, vale muito mais você perceber e entender o perfil das pessoas, para aproveitar verdadeiramente seus talentos e qualidades do que apenas sustentar suas avaliações em críticas que não acrescentem ao desenvolvimento pessoal e da própria empresa”, disse Glauco.
Empresa Inteligente – Glauco disse também que as empresas devem priorizar as relações humanas e a qualidade do clima da organização. “É a premissa para uma empresa obter sucesso e avançar no mercado. Obviamente, existem outros fatores que corroboram para isso, como uma gestão administrativa e financeira apropriada, investimentos oportunos em qualificação e tecnologia, modernização dos quadros operacionais, além de acompanhar, permanentemente, a evolução do mercado”, ressaltou.
E completou: “A gestão da empresa deve caminhar junto com a evolução pessoal dos seus colaboradores, funcionários ou parceiros, que precisa ser reinventada, todos os dias, ainda mais num país tão difícil para manter uma empresa. Hoje, para termos uma empresa inteligente, isto significa investir no bem-estar de todos os envolvidos no mesmo contexto empresarial”.