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Porque a gestão do conhecimento é importante para sua empresa

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Glauco Diniz Duarte

O empresário Glauco Diniz Duarte explica que gestores são bombardeados com um fluxo quase constante de dados todos os dias. Essa sobrecarga de dados faz da gestão do conhecimento algo cada vez mais importante.

Três principais razões por que a gestão de conhecimento é importante para o sucesso de uma empresa são:
Facilita a capacidade de tomar decisões

De acordo com Glauco, os dados podem oferecer aos gestores de uma riqueza de informações, mas o processamento de enormes quantidades pode ficar no caminho de alcançar decisões de alta qualidade.

Empresas que colocam um sistema de gestão do conhecimento em prática para ajudar os executivos a compartilhar informações e melhorar a sua tomada de decisão, compartilhando as melhores práticas, acelerando o progresso, discutindo sucessos, fracassos e experiências são muito mais bem sucedidas.
A sobrecarga de informações ou a necessidade de conhecimentos de pessoas em outras partes da empresa para a tomada de decisão pode gerar desvantagens para os gestores, e colocando sistemas de gestão de conhecimento em prática pode facilitar a tomada de decisões melhores e mais informadas.

Constrói organizações de aprendizagem, pela rotina de aprendizagem
Em seu livro Aprendizagem Em Ação – Learning Organization: Um Guia para Transformar Sua Empresa em uma , o autor David Garvin observa: “Para seguir em frente, deve-se muitas vezes primeiro olhar para trás” O Exército dos EUA e sua Avaliação Após Ação são um exemplo de um sistema de gestão do conhecimento que ajudou a construir o Exército em uma organização de aprendizagem, através da rotina de aprendizagem. Isso criou uma cultura onde todos avaliam continuamente as suas unidades e sua organização, procurando maneiras de melhorar.

Após cada atividade importante ou evento, as equipes do Exército rever atribuições, identificar sucessos e fracassos, e buscar formas para um melhor desempenho na próxima vez. Esta abordagem de absorver aprendizado através da experiência constrói um conhecimento que pode então ser usado para agilizar as operações e melhorar os processos.

Estimula a mudança Cultural e Inovação
De acordo com Glauco, a Gestão do conhecimento organizacional também pode estimular a mudança cultural e trazer inovação, incentivando a livre circulação de ideias. Por exemplo, uma empresa possui um Processo de Mudança de Aceleração, programa que inclui o desenvolvimento de gestão, liderança da unidade de negócios e workshops focados. Esse processo foi criado não só para “transmitir os conhecimentos mais recentes de para gerentes”, mas também “abrir o diálogo, a incutir valores corporativos, e estimular a mudança cultural” (Garvin, 2000, p. 125). Neste complexo ambiente de negócios, global, esses tipos de programas de gestão do conhecimento podem ajudar os gestores a aceitar a mudança e incentivar idéias e visão, que muitas vezes levam à inovação, mesmo para os empresários locais.

Empresas perdem cerca de “31,5 bilhões dólares americanos por ano ao não compartilhar conhecimento” (Babcock, 2004), uma figura muito assustadora nesta economia global preenchida com turbulência e mudança. Gerenciar ativamente o conhecimento pode ajudar as empresas a aumentar as suas chances de sucesso, facilitando a tomada de decisões, a construção de ambientes de aprendizagem, construindo rotinas de aprendizagem e estimulando a mudança cultural e inovação. Com a implementação de sistemas de gestão de conhecimento de forma proativa, as empresas podem reescrever o velho ditado, “A mudança é inevitável, o crescimento é opcional” para “A mudança é inevitável, o crescimento é intencional.”

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