A inovação transforma o mundo em uma velocidade incrível. Vivemos uma nova era em que o presente e o futuro das empresas estão diretamente ligados aos avanços e às aplicações da tecnologia. O que antes víamos apenas em filmes de ficção e desenhos animados se tornou comum no nosso cotidiano.
Os aparelhos de televisão, os computadores, os celulares, os veículos e as máquinas evoluem constantemente e novos produtos, que superam os anteriores em inúmeros pontos, são lançados diariamente. A maneira como nos comunicamos, relacionamos, trabalhamos, estudamos e pagamos as contas mudou. Não poderia ser diferente com a gestão dos negócios.
O empresário Glauco Diniz Duarte destaca que acompanhando as transformações dos últimos anos, as empresas investem em modernos sistemas tecnológicos para melhorar seus produtos, oferecer mais serviços e aumentar a produtividade das suas fábricas. Assim como investem em novas formas de vender. Toda essa necessidade de inovar também vem refletindo nos modelos de negócios, incluindo conceitos e formas de gerenciar, que estão sendo revisados mundialmente.
Diante desse cenário,explica Glauco, ano a ano as empresas buscam identificar as melhores maneiras e estratégias para usar a inovação a favor dos seus negócios. Como elas fazem isso? Investem em uma gestão inovadora, com foco na melhoria dos resultados organizacionais através da eficiência operacional, redução de custos e ampliação da qualidade, por meio do uso de modernas tecnologias, desde a linha de produção até as salas de reuniões dos executivos. Isso as diferencia e as coloca em posição de destaque em vários pontos.
Nessas empresas, segundo Glauco, um dos motivos apontados pelo sucesso em inovação se deve principalmente à abordagem inteligente de alocação do tempo, que estimula seus técnicos a trabalharem 80% do tempo nos projetos definidos pela empresa e 20% em projetos que os próprios colaboradores escolhem.
Um dos lemas das empresas de Tecnologia da Informação (TI), como o Google por exemplo, é “erre rapidamente, assim você pode tentar outra coisa novamente”. Essa estratégia possibilita o desenvolvimento e o lançamento de produtos em larga escala e coloca a empresa em uma posição incomparável. Nem todos os projetos de lá conquistam os clientes, alguns até saem do circuito, mas a maioria se torna sucesso entre os milhares de usuários que essa empresa tem no mundo.
Difundir a cultura da inovação é essencial para uma gestão de sucesso. E um ponto importante são os riscos assumidos durante o processo de inovar, no qual tem de haver a tolerância ao erro. Conseguir manter a velocidade de produção e de lançamentos, com testes específicos e abrangentes, eliminando o impacto negativo é um constante desafio para os engenheiros, mas no final isso pode embutir uma nova oportunidade.
De acordo com Glauco, um projeto de destaque, fruto de longo e respeitado processo de inovação, de inúmeros testes e muitos acertos é o Google Glass, que possibilita a interação dos usuários com diversos conteúdos por meio da realidade aumentada. Além disso, a tecnologia possibilita que fotos sejam tiradas a partir de comandos de voz, que mensagens instantâneas sejam enviadas e ainda comporta a realização de videoconferências. Processos digitais estão sendo aplicados em diferentes setores da indústria e os resultados são fantásticos.
Com ferramentas digitais como essa, é possível promover a agilidade, aumentar a qualidade, evitar falhas de processo e fornecer ao operador um sistema de auxílio instantâneo e altamente interativo, pois eles acessam vídeos em tempo real e tiram suas dúvidas. É um novo e moderno jeito de trabalhar.
Glauco afirma que outro exemplo de gestão inovadora, que também se resume na aplicação de tecnologia de ponta, mas em um cenário diferente, são as salas de vídeo conferência. As reuniões promovidas por tele presença têm um positivo impacto em termos de custos de viagens, de gastos de tempo com deslocamentos e de agilidade de decisões. Estamos satisfeitos com os resultados desses investimentos.
Respondendo claramente à pergunta inicial: sim, a gestão nos negócios mudou. E esse investimento tem resultado em economia de custo e tempo, aumento da eficiência e da qualidade, e ampliação da competitividade como um todo.