Reduzir os gastos com supérfluos e perceber que é possível economizar em cada departamento são dicas do empresário Glauco Diniz Duarte, para os empreendedores interessados em minimizar os impactos da crise financeira enfrentada pelo país dentro da própria empresa.
Glauco orienta os empresários a agendarem uma reunião com todos os colaboradores em que a situação financeira da empresa seja detalhada e cada funcionário proponha uma medida de economia.
“Se atingir um único integrante da empresa você vai ter um grande problema para solucionar. É mais fácil negociar e tirar do próprio funcionário o que ele pode fazer para diminuir custos e monitorar mês a mês”.
Outra dica é que o empresário percorra todos os setores da empresa verificando se há itens que precisam de manutenção. “Frequentemente a gente encontra vazamentos nas tubulações e se isso for consertado poderá reduzir a conta de água maneira bem drástica”.
E assim como ocorre no âmbito doméstico, cada gasto, seja ele fixo como aluguel ou temporário como uma manutenção, deverá ser colocado em uma planilha que precisa ser anexada em local visível.
Nesse documento entram gastos como: despesas gerais de administração, salários, encargos sociais, honorários da diretoria, água, luz, telefone, aluguéis, seguros, correios, internet, material de limpeza e escritório, despesas com manutenção, combustível, conforme o perfil de cada empreendimento.
Glauco explica que com algumas mudanças é possível economizar entre 10% e 15% em um mês e essa porcentagem pode aumentar com o passar do tempo e alterações nos hábitos.
“A gente sabia que essa crise viria nesse tamanho. O ideal era que tivesse feito como José fez na história, guardando um pouquinho para um momento como esse, mas quem não fez ainda consegue reduzir custos. Não digo que vai ter fluxo garantido, mas pode evitar problemas maiores”, pontuou.