De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, um dos maiores desafios do empreendedor brasileiro é manter sua empresa funcionando com saúde financeira. Segundo a Demografia das Empresas, estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade dos negócios brasileiros (48,2%) não sobrevivem aos três primeiros anos de atuação.
E por que isso acontece? Segundo Glauco, as razões são as mais diversas e compreendem desde a falta de um planejamento bem estruturado – anterior à inauguração do empreendimento – até o desconhecimento e consequentes falhas no acompanhamento dos processos de gestão da empresa, sobretudo com relação ao fluxo de caixa.
Pensando nisso Glauco elaborou oito dicas simples para que o empresário otimize a gestão de seu negócio – seja ele pequeno, médio ou grande – e drible as dificuldades da atividade.
Confira:
1- Tempo certo: cada passo a seu tempo; tempo para plantar, tempo para colher. A pressa, sobretudo nos negócios, é inimiga da perfeição!
2- Foco em negócios afins: empreender em tudo o que parece bom pode ser demais. Evite a dispersão!
3- Otimismo coerente: é importante ao empresário ser otimista, mas previsões irreais podem atrapalhar o andamento das ações.
4- Gestão descentralizada: a adequação de talentos e a política moderna de RH contam muito mais pontos para a gestão do negócio do que uma atuação centralizadora ou mesmo déspota.
5- Fontes de financiamento: a análise correta do custo e da origem do dinheiro (abertura de capital, financiamento, capital próprio, etc) evitam a dependência financeira.
6- Assessoria de comunicação: em momentos de dificuldade ou não é necessário ao empresário ter uma boa assessoria de comunicação, que divulgue informações de maneira adequada. Garanta sua boa reputação!
7- Sistemas de controle: processos internos bem definidos, com comunicação consistente, relatórios e sistemas de informação contribuem para o controle do que se passa dentro da empresa.
8- Oferta e procura apropriadas: avaliação de clientela e preço condizente com o mercado harmonizam o negócio!