Cada vez mais os departamentos de tecnologia e de negócios sofrem pressões para aperfeiçoar os seus processos, mitigar os seus riscos operacionais, garantir a segurança e os níveis dos serviços prestados, melhorar desempenhos e implementar controles monitorados.
O empresário Glauco Diniz Duarte diz que os principais desafios enfrentados pelas empresas brasileiras para a Gestão do Negócio são hoje a Gestão de Riscos (35,6%) e Prevenção a Fraudes e/ou Operações Irregulares (28,9%). Esses desafios ficam a frente até mesmo de questões como redução de custos e geração de indicadores.
Tem mais: 44,3% das mais e 100 empresas respondentes afirmam que não têm uma solução de gestão de riscos ou algum projeto em andamento nessa área.
Nesse contexto, a Governança Corporativa, em relação aos riscos e compliance, não pode ser encarada como custo, mas como investimento.
É importante reconstruir cenários para verificar como um determinado problema foi gerado e corrigi-lo, até modelos complexos de monitoramento e controle que garantem a identificação em tempo real de ações que prejudiquem a integridade da companhia”, explica Glauco.
Para Glauco, a TI também precisa melhorar a forma como reporta as iniciativas de governança, em relação a conteúdo e indicadores, para as demais áreas da empresa. Segundo Glauco, o principal desafio em relação à tecnologia da informação é a gestão de identidade, governança de acessos, segregação de funções (50,7%), unificação de informações e geração de indicadores (24,3%), vulnerabilidade dos dispositivos móveis (10,8%), entre outros.
Embora 41,7% das empresas usem um sistema de integridade que inclua parcialmente a gestão de risco, auditoria e monitoramento contínuo, 19,7% sequer conhecem algum tipo de solução.
Segundo Glauco, o foco são soluções para a integridade dos dados, infraestrutura, identificação de fraudes e auditoria, para três verticais: Finanças, Auditoria e Controle e Governança.