De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, cada vez mais, os gestores percebem a importância do capital humano e atuam para desenvolvê-lo. Criar planos de gestão para reter os melhores talentos e os profissionais renomados em suas equipes faz parte do planejamento de Recursos Humanos das empresas. Planos de carreira, treinamento, salários e benefícios diversos são investimentos que resultam num funcionário mais motivado e qualificado.
No mundo corporativo, as organizações precisam ter estratégia, liderança e inovação para se desenvolverem, sem, no entanto, perder o foco nas pessoas. “O capital humano incrementado como parte da estratégia, como tarefa da liderança e como veículo da inovação é a chave para o futuro. Se não há a presença efetiva do ser humano com o destaque necessário, não haverá crescimento com perenidade”, afirma Glauco.
Segundo Glauco, a capacidade de investimento nas pessoas é decisiva para o sucesso de uma empresa.”O maior patrimônio e o diferencial decisivo de uma organização é o seu estoque de conhecimento, que reside nas pessoas”. Glauco ressalta que esse investimento tem que ser uma constante no planejamento da empresa. “Investir nas pessoas não pode ser ato episódico, uma situação cosmética ou de fachada; tem que fazer parte da estratégia”.