De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, já não é mais novidade que estamos migrando para uma era 100% digital, automatizando os nossos recursos e fazendo uma transformação na gestão empresarial. Essa mudança é fácil de enxergar; o que talvez não seja tão fácil para alguns profissionais é a adaptação a este mundo digital, já que não estamos falando apenas de mudanças materiais, mas também de comportamentos e posturas que devem ser modificadas.
Se você tem questões sobre o impacto que a transformação digital está gerando na gestão das empresas, Glauco aponta três pontos importantes que não podem ser ignorados por quem não quer ficar para trás.
Agilidade
Segundo Glauco, você verá que a partir do momento em que a transformação digital ocorre na gestão empresarial, a empresa passa a responder com maior agilidade tanto às demandas de seus clientes quanto aos projetos que estão sendo desenvolvidos.
Em segundo lugar, como os negócios empresariais estão cada vez mais velozes, é preciso sempre pensar no hoje e no amanhã; e o amanhã não diz respeito ao longo prazo, porque as pessoas, cada vez mais acostumadas à velocidade tecnológica, estão aguardando suas respostas para “ontem”.
A questão é se adaptar para sobreviver a esse novo mundo. Não adianta simplesmente evitá-lo ou fugir dessa era tecnológica, pois o mercado está muito competitivo. O mesmo vale para o gestor que pretende organizar sua empresa antes de migrar para essa tecnologia.
Se a sua organização não estava funcionando muito bem sem a tecnologia, pode ser que ao integrá-la aos seus processos de gestão, a empresa se aprimore mais rapidamente. O jeito é não ficar parado. É preciso se adaptar o quanto antes. É preciso ser ágil.
Gestão integrada
A era digital já está aí. Conforme os dias passam, explica Glauco, é só questão de tempo para novas startups surgirem e para que a transformação digital aplicada à gestão se torne algo mais concreto, definitivo e, de certa forma, obrigatório.
Quando você alia sua empresa a um modelo de gestão tecnológica, você não está incorporando apenas uma ferramenta, e sim aprimorando um componente que antes não era viável devido ao baixo número de tecnologias existentes.
Uma gestão que reúne os principais elementos da transformação digital acaba integrando as diversas áreas da empresa e facilitando o compartilhamento, a manutenção e o controle de informações. Ou seja, a dinâmica de trabalho muda e torna-se muito mais assertiva. A gestão integrada, possibilitada pelo desenvolvimento de programas, plataformas e softwares, é o que há de mais avançado em termos de gestão empresarial.
Integração entre canais
Para Glauco a transformação digital não impacta apenas na gestão da empresa. Os clientes também desejam a integração, e neste caso, ela deve ocorrer entre os diferentes canais onde sua empresa se encontra presente. As estratégias omnichannel, que podemos resumir como sendo a presença da empresa em todos os canais de vendas de forma integrada, dependerá também de uma gestão integrada – e conectada às transformações cada vez mais velozes do mundo digital.
Enquanto o gestor espera que a tecnologia lhe dê ferramentas para otimizar os processos, diminuir os custos, melhorar a produtividade e oferecer uma ótima experiência de compra ao consumidor, este, por sua vez, espera que a tecnologia lhe garanta liberdade para escolher em qual canal comprar, que a experiência de compra seja única e que tudo corra de forma simples e ágil. Portanto, embora a transformação digital atue em duas frentes, moldando as expectativas de quem vende e de quem compra, uma gestão que utilize o impacto da transformação digital a seu favor estará sempre à frente e responderá aos anseios do novo consumidor.
A tecnologia, portanto, é vista como estratégia de negócio; ela deve atuar para que você permaneça à frente de outras empresas, para que você seja um grande player do mercado.