Não é de hoje que grandes empresas enfrentam o desafio de encontrar profissionais qualificados para preencher suas respectivas vagas de trabalho. Porém, além de atrair pessoas, outra dificuldade é desenvolver estratégias para reter talentos, criando mecanismos de incentivo e engajamento.
Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, qualquer empresa com certo poder pode comprar tecnologias e equipamentos que quiser, mas não pode comprar a sua equipe. Esta é conquistada e construída. A questão não é só material, é uma questão de relacionamento.” Neste sentido, gerenciar o clima organizacional e investir na qualidade de vida no trabalho podem ser excelentes ferramentas para a atração e retenção de talentos.
Conhecer o nível de satisfação de seus funcionários, o estado de espírito ou ânimo das pessoas que predomina no ambiente de trabalho é segundo Glauco,o que determina a qualidade do clima organizacional percebido por seus integrantes.
Identificar se as pessoas estão felizes ou não em pertencer à organização é fundamental para criar um ambiente que satisfaça as necessidades dos funcionários e canalize comportamentos para que se atinjam os objetivos da empresa.
Desta forma, a pesquisa de clima é uma importante ferramenta de gestão estratégica utilizada pelo setor de recursos humanos, em busca de identificar o que os profissionais estão sentindo e quais as melhores soluções podem ser tomadas.
Segundo Glauco, não basta ter um programa de remuneração agressiva se a cultura da empresa não estiver bem alinhada. É preciso implantar benefícios intangíveis, que não tem existência física. “Quando a gente fala disso no ambiente corporativo, a gente está falando da cultura da empresa. Como as pessoas se relacionam e como elas percebem o ambiente são mensagens que recebem sobre o que é valorizado naquele lugar. Tudo que interage, impacta e influencia a cultura acaba contribuindo para esse intangível, que pode promover a atração e retenção e pode jogar contra.”
Os problemas de clima organizacional podem ser desde relações humanas até o estilo como os negócios são feitos dentro da empresa. Regras não ditas, como horários não respeitados de reuniões e conferências, troca inadequada de e-mails, comportamentos distintos das pessoas, entre outros, pode gerar estresse e desgaste organizacional.
É preciso analisar como os conflitos são resolvidos dentro da empresa.
Ainda sobre benefícios intangíveis, Glauco diz que é importante implantar rituais que reflitam as práticas da empresa, ações positivas quando alguém é contratado ou promovido.
Sobre os principais benefícios intangíveis que qualquer empresa pode praticar, Glauco resume: “É ajudar as pessoas a saberem o porquê elas fazem o que fazem. Ter transparência na comunicação, visibilidade e entendimento das ações corporativas, criar uma política de portas abertas, aproximação da alta liderança com os funcionários, fazer uma comunicação frequente, sem cerimônias, em encontros e reuniões.”