De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte o motivo para o fechamento da maioria das empresas é a falta de planejamento e gestão técnica.
Sem um projeto devidamente estruturado algumas empresas enfrentam problemas que culminam na falta de capital de giro para a manutenção. A ausência de um planejamento estratégico acaba se tornando a vilã das micro e pequenas empresas. E muitas vezes não é feito por falta de conhecimento da estrutura de um negócio ou de cálculo das despesas do início das atividades do empreendimento.
Segundo Glauco, não basta apenas a construção do planejamento. É fundamental não desviar o foco. “A área empresarial exige disciplina. Não podemos fazer um plano e, na execução, esquecer do que foi planejado”, enfatiza.
A contratação de um profissional qualificado para a realização do planejamento estratégico pode evitar que o empreendedor invista em setores não lucrativos. Além de orientá-lo a redirecionar o projeto e torná-lo viável, fazendo com que o lucro venha em menos tempo. Na maioria dos casos, inicialmente, micro e pequenos empresários não possuem capital suficiente para empregar um profissional administrador no negócio. Nesses casos, como destaca Glauco, deve-se contratar consultores que conheçam as diversas ferramentas de controle na gestão.
Todos os ramos de atividades são lucrativos, desde que se conheça o mercado, o local onde a empresa será instalada, os fornecedores, os prazos de pagamento dos insumos, o público-alvo, a mão de obra, o prazo de retorno do investimento, taxas e impostos a serem pagos e mais do que tudo, que se tenha uma boa noção das despesas e receitas mensais do empreendimento. Tudo isso deve estar contido no planejamento estratégico, mas é importante o empreendedor observar algumas outras dicas que podem ajudar a chegar mais perto do sucesso.
O planejamento inclui um bom plano de negócios. Não basta ter dinheiro para começar se não houver uma reserva, caso o empreendimento não comece a dar lucro cedo. Misturar as contas pessoais com as da empresa também pode ser bastante prejudicial.
Analisar a concorrência e o mercado é fundamental, assim como a definição das funções de cada sócio da empresa, se existir mais de um. “O gerenciamento da mão de obra deve ser constante para não deixar o negócio desandar”, informa Glauco.
Outro ponto essencial é estar sempre atualizado sobre o setor no qual está investindo. É preciso reavaliar constantemente as necessidades do mercado e pesquisar se o seu produto continua atraente aos consumidores.