Algumas áreas evoluem outras não, em um determinado mês o setor A melhora, já no outro mês o mesmo setor A não atinge os resultados mínimos, e não se sabe a causa raiz disso, e por aí vai.
Alguns culpam o mercado, outros culpam os clientes, outros culpam os fornecedores, outros culpam os colaboradores, outros culpam os gestores. Eu, todavia, aponto a falha para o modelo de gestão que a empresa adota.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, toda empresa e organização possui um modelo de gestão, seja ele formal ou informal, todas sem exceção, possuem uma forma de como realizam seus processos, como interagem e isso é um modelo de gestão.
Glauco diz que está cada vez mais certo que o motivo dessa falta de consistência é porque cada um faz do seu modo, do seu jeito, e vão utilizando o bom senso, e por melhor que ele seja, cada um tem o seu próprio bom senso e isso desequilibra as regras do jogo dentro das empresas.
O fato é que não podemos mais guiar nossas empresas e negócios apenas pelo bom senso, precisamos de método, ou seja, precisamos de um modelo de gestão voltado para resultados. Resultados estes que devem vir de forma consistente mês após mês, ano após ano com muita obstinação em tudo o que for feito.
Mas o quê de fato precisamos ter e fazer para conseguir resultados positivos dentro das empresas?
Glauco diz que toda empresa necessita de um modelo de gestão focado em resultados, e para isso é necessário que algumas premissas sejam observadas nas empresas, com o intuito de conseguir de fato os resultados satisfatórios, e elas são:
Liderança – Conhecimento Técnico – Método
Não temos como abrir mão disso. Sem isso nada flui.
Para Glauco três fatores são fundamentais para a obtenção de resultados: Liderança, Conhecimento Técnico e Método.
A liderança é sem dúvida o fator mais importante numa organização. Sem esta não acontece nada. De acordo com Glauco, liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo. Um bom líder deverá conseguir resultados positivos por meio das pessoas, assim o líder deve investir um tempo significativo no desenvolvimento do seu time.
E os combustíveis para tudo isso girar é a meta e a meritocracia implantada na empresa.
Sem um bom plano de meritocracia e metas bem definidas, claras e formalizadas entre os colaboradores, fica difícil para qualquer empresa manter e solidificar todos os ganhos obtidos.
Sem isso o fator tempo faz com que muitas conquistas desabem.