Sem mudança, não há melhoria. As novas versões das normas internacionais de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001:2015 e de sistema de gestão ambiental ISO 14001:2015 proporcionam uma grande oportunidade para as empresas usarem as certificações de seus sistemas de gestão para melhorar o desempenho dos negócios.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, as organizações que irão colher os melhores frutos das novas versões das normas são aquelas com Liderança inovadora, ou seja, encaram as mudanças na organização como um modo de obter vantagem competitiva. Ao reconhecer o potencial das novas normas como uma ferramenta poderosa de melhoria organizacional, estas empresas poderão aumentar o sucesso dos negócios e se destacar da concorrência, além de maximizar seus investimentos nos sistemas de gestão.
Características da Liderança
Segundo Glauco, a mudança organizacional nunca é fácil. Ela precisa de uma excelente Liderança para manter os grupos e as equipes trabalhando com foco nos mesmos objetivos, motivados e inspirados. Esse tipo de engajamento deve não só manter os profissionais desafiados com os novos objetivos, mas também reconhecer as suas realizações e as metas alcançadas.
Um sistema de gestão que esteja alinhado às estratégias e objetivos de negócios cria maior transparência com as aspirações e o progresso da empresa. Tudo é visto junto, do orçamento ao jurídico, do planejamento de investimentos ao desenvolvimento das principais competências. Não há diferença entre os principais indicadores de desempenho dos negócios e os indicadores de gestão.
Você pode ser um líder, mesmo que não seja da Alta Direção da empresa. Para Glauco, embora a Liderança não esteja definida especificamente nas normas, ela apresenta características amplamente aceitas, como:
1. A capacidade de criar uma visão clara.
2. A capacidade de compartilhar a visão com outros e de motivá-los a prosseguir.
3. O fornecimento da estrutura, das ferramentas e das informações que permitirão a outros serem bem-sucedidos na busca da visão.
4. A coordenação dos riscos e conflitos que venham a surgir ao seguir a visão