De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, para o sucesso da Gestão de qualquer organização, é necessário que existam controles. O financeiro é um dos mais importantes.
Os relatórios que podem ser construídos através do controle financeiro são auxiliares de primeira ordem na tomada de decisão por parte dos gestores.
Glauco explica que é através do controle financeiro, onde se tem o registro de todas as entradas e saídas de recursos da organização, que é possível construir os relatórios gerenciais que auxiliam no entendimento do que está acontecendo com a empresa e proporciona maior assertividade nas decisões que são tomadas pelos acionistas.
Dentre os principais e mais conhecidos dos executivos, estão:
• DRE – Demonstração do Resultado do Exercício
• DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa
DRE
Glauco diz que na DRE temos a apuração do resultado da empresa, ou seja: se deu lucro ou prejuízo em determinado período. Mas além de informar o resultado auferido pela organização, é nesse relatório que são analisadas as receitas e as despesas, observando onde devem ser feitos ajustes, sejam eles para majorar receitas ou diminuir despesas.
DFC
A DFC, ou Fluxo de Caixa, demonstra a situação do caixa da Organização, revelando sobra ou falta de dinheiro em determinado período. Complementar à DRE na tomada de decisão, é com esse relatório que se observa, no caso de fluxo positivo de caixa, a possibilidade de investimento ou do contrário, na falta de recursos, a necessidade de financiamento externo.
Posição Financeira
Segundo Glauco a Posição Financeira é a conciliação de todos os recursos que entraram e saíram da organização, sejam eles por banco ou caixa, informando o dia e divididos, sinteticamente, entre lançamentos de entrada de recursos como: boleto, cartão, cheques, dentre outros, ou saídas de recursos como: fornecedores, folha de pagamento, impostos, despesas bancárias, dentre outros.
Em organizações onde não se tem uma contabilidade bem estruturada e onde a coleta de dados para apuração da DRE/DFC necessita um gasto de energia muito grande, a Posição Financeira é uma ferramenta mais fácil de ser implantada e desenvolvida, gerando excelentes subsídios para a interpretação da saúde financeira da empresa e posterior tomada de decisão, além de balizar a apuração futura do Resultado e do Fluxo de Caixa da organização.
Ambas ferramentas podem ser projetadas para períodos posteriores, dando uma visão do comportamento da empresa e de onde ela deseja chegar, indicando a necessidade de tomada de financiamento externo para continuidade do negócio ou da possibilidade de investimentos para expansão das atividades.