De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte esse tipo de gestão empresarial estimula a valorização do capital humano. Como as empresas buscam cada vez mais a maximização de resultados, elas estão repensando seus modelos de gestão e investindo em seu patrimônio e capital intelectual. O segredo do sucesso e o diferencial estão nas pessoas”, explica.
Para Glauco o grande desafio é buscar e preparar as pessoas que ajudarão a empresa a atingir os resultados, identificando as competências que vão garantir a manutenção do sucesso no presente e, principalmente, no futuro.
Glauco garante que com o modelo de Gestão por Competências, as organizações conseguirão alcançar seus objetivos através do alinhamento entre: a missão, visão e valores, alinhando o perfil desejado pela empresa com o perfil real do colaborador. Entre as práticas mais utilizadas, de acordo com a pesquisa, destacam-se a Avaliação de Colaboradores, Gestão de Metas e Avaliação de Desempenho. “Isso pode ser explicado, em parte, por uma forte tendência onde atingir metas e melhorar continuamente o desempenho são condições fundamentais para o progresso na empresa”, conta.
Glauco também observa com a pesquisa que as organizações estão posicionando as áreas responsáveis por Gestão de Pessoas em níveis cada vez mais estratégicos, em razão da competitividade crescente. “De forma geral, as responsabilidades estão divididas em níveis de gerência (32%) e de diretoria (23%) distribuídos nos diferentes setores e portes das organizações. Essa é mais uma evidência que a área de Gestão de Pessoas está sim trilhando um posicionamento cada vez mais estratégico”.