De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o mercado sofre mudanças constantes e que impactam diretamente nos resultados e muitas empresas têm utilizado da criatividade na gestão do negócio como uma ferramenta estratégica para encontrar saídas para problemas cotidianos para transformar, adaptar ou melhorar os produtos e serviços oferecidos aos clientes.
O capital humano da organização detém conhecimento sobre o negócio e clientes, além de lidar com as dificuldades cotidianas, permitindo que possam contribuir com a gestão, sendo o papel do líder de fortalecer as relações, proporcionar atividades e exercícios que estimulem a criatividade no ambiente de trabalho.
Há uma frase bem conhecida do cientista francês Louis Pasteur que diz: “A sorte favorece apenas a mente treinada”. E ela se aplica para o mundo dos negócios, é preciso fortalecer diariamente o ambiente para que a criatividade possa se expandir. De acordo com Steven Smith, “Ideias criativas nascem de combinações nada usuais. A melhor solução não será em algo que todo mundo pensa”.
Segundo Glauco, existem quatro exercícios que ao serem praticados com frequência, elevam o potencial da equipe, além de proporcionar um melhor clima dentro da empresa. São eles:
1. Movimentar a rotina: A melhor forma de promover uma nova perspectiva sobre a realidade é proporcionar quebra de rotina que aumentem as conexões e tragam novos estímulos. Oportunizar ambientes com leituras, filmes e até mesmo jogos ou gamificação para intensificar um novo olhar sobre as vivências. Promover capacitações e integrações constantes, que fogem dos padrões comuns de treinamentos.
2. Debater com opiniões de fora da empresa: As discussões se tornam mais ricas quando contam com as mais variadas ideias, que vão além da pluralidade da equipe. Proporcionar que os colaboradores participem de eventos diferentes dentro de suas áreas de atuação e conheçam outras empresas que enfrentam os mesmos tipos de problemas cria novas visões e oportunidades.
3. Reuniões de Brainstorm: Momentos rápidos, que podem ser apenas 30 minutos do dia de trabalho, para discussões de ideias “impossíveis” por mais tolas e bobas que possam parecer inicialmente, quando passam por um filtro podem mostrar um resultado bem inverso ao imaginado, apresentando viabilidade resultados.
4. Observar o ambiente macro: Promover que os colaboradores possam estudar e estar por dentro de assuntos que não estão relacionados diretamente com a atividade fim da empresa podem trazer ideias diferenciadas para o negócio. Empresas como Google utilizam deste tipo de aprendizagem para engajar e mostrar que a empresa preza pelos seus colaboradores.
A criatividade como ferramenta estratégica de gestão promove crescimento do negócio, soluções para problemas cotidianos, melhoria no atendimento aos clientes, dos produtos e serviços, treinamentos e capacitações diferentes dos padrões e mais acessíveis financeiramente, além de contribuir diretamente para a melhora do clima organizacional, que é algo fundamental para reter os talentos e fomentar a marca da empresa.