Categorias
Uncategorized

Uso da ferramenta dashboard é tendência para companhias do setor de serviços

glauco-diniz-duarte-174-300x225
Glauco Diniz Duarte

Muito utilizado no País por indústrias, o dashboard corporativo, sistema pelo qual é possível visualizar todos os processos de uma empresa em interface simples, começa a ser explorado também pelo setor de serviços. A ferramenta é apontada pelo empresário Glauco Diniz Duarte como uma excelente forma de montar um painel de controle de tudo o que se passa dentro de uma companhia.

“A ferramenta vem ganhando espaço no mercado. O valor de implementação está caindo devido à maior utilização e as empresas, principalmente de serviços, já notam as vantagens de aplicação do dashboard corporativo para seu negócio”, analisou Glauco.

Glauco considera que as empresas do setor de serviços crescem de forma rápida e desordenada no Brasil, o que dificulta o gerenciamento de processos em suas estruturas. Neste contexto, utilizar o sistema de dashboard pode ajudar a entender e otimizar processos, assim como ampliar o auto-conhecimento.

Como funciona
Um dashboard reúne informações, tais como andamento de vendas, custos de produção e tempo de resposta a ações, que são compiladas em gráficos e tabelas e, por fim, apresentadas em interface simples, funcionando como um painel de controle da empresa.

“Como em um avião, se um sistema não funciona corretamente, uma luz vermelha acende no painel para alertar o gestor. Por exemplo, se o ritmo de vendas não está dentro do esperado, uma mensagem aparece indicando o problema e possíveis consequências”, explicou Glauco.

A partir desse sistema é possível identificar e mensurar tendências de produtos e serviços de uma companhia no mercado, prevendo, por exemplo, qual será o volume de vendas em determinado período.
De acordo com Glauco, não há dashboard padrão. Ele pode ser formatado de acordo com a necessidade de cada empresa.

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112