De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, é função do gestor financeiro, controller, ou outra pessoa indicada pelo empreendedor ou proprietário da PME, garantir a liquidez suficiente para quitar as obrigações contraídas no passado, garantir recursos para o crescimento da empresa, bem como, construir uma base de informações para dar suporte ao processo decisório. É importante ressalvar que empresas de sucesso são aquelas onde as decisões positivas, em relação ao desempenho econômico-financeiro, são superiores as negativas.
Segundo Glauco, os desafios desse profissional são inúmeros uma vez que nas PMEs os recursos são escassos, tanto para a manutenção das atividades diárias como para alavancar o crescimento, o sistema de informação normalmente é precário e a maioria das informações não estão disponíveis ou formalizadas, isto é, estão na cabeça dos gestores, além de processos inexistentes ou não estão claros para todos os colaboradores que dele participam.
A maioria também não conta com um SIC – Sistema de Informação Contábil confiável de onde possa extrair informações sobre o desempenho econômico financeiro da empresa, fazer comparações e análises que ajudarão na gestão dos custos e despesas.
Para exercício da função financeira em geral, e do fluxo de caixa em particular, é necessário construir bases para a elaboração das previsões e cenários, quando tratar de investimentos. É premente estabelecer um sistema de informações para planejamento e controle do Fluxo de Caixa
Neste processo, destaca Glauco, é importante conhecer a atividade da empresa e os principais elementos que impactam o fluxo de caixa. Também é importante envolver a organização para que todos os gestores tenham ciência que, e como, suas decisões impactam no fluxo de caixa. É salutar que gestor financeiro seja envolvido no processo decisório e informado dos impactos destes no fluxo de caixa.
A eficiência do gestor financeiro está diretamente ligada a previsibilidade do caixa, independentemente da situação financeira da empresa. Não obstante, há uma relação direta com as informações recebidas dos demais gestores.