Os resultados da enquete que esteve no ar no site do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) até final de maio mostram que parcela considerável (46,1%) dos que responderam à pergunta “Qual a principal dúvida que você tem com relação a gestão de sua empresa?” encontram dificuldades em três áreas básicas da gestão empresarial: parte financeira, marketing e aspectos jurídicos.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, um total de 25,9% dos empreendedores indicou ter dúvidas quanto à parte financeira, seguida por dúvidas quanto a marketing (17,1%) e aspectos jurídicos (10,9%). Esses resultados estão de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae-SP com empreendedores formais, informais e candidatos a empreendedor intitulada Características dos Empreendedores Formais e Informais do Estado de São Paulo.
Divulgado em novembro de 2003, o estudo mostrou que empreendedores e candidatos têm necessidade de informações nos aspectos básicos da gestão empresarial. Entre as demandas dos empreendedores, destacam-se informações na área financeira – entre os quais custos, preços, fluxo de caixa e margem de lucro; em relação ao relacionamento dos clientes – conquistar clientes, imagem da empresa e oportunidades de negócio.
“A recomendação é que e empresário comece a explorar mais o planejamento estratégico, que inclui conhecer melhor o cliente e o mercado e focalizar melhor suas ações. Isso é fundamental no mundo cada vez mais competitivo da globalização”, afirma Glauco.
“Basicamente os problemas financeiros e os problemas jurídicos decorrem da falta de visão estratégica do empresário”, afirma Glauco. “Essa falta de planejamento se estende às questões financeiras e jurídicas.”
Glauco lembra a importância de uma ação preventiva. “O empresário acaba sempre nos procurando quando o problema já está instalado, como agir quando este com título protestado, quando está sendo executado. Nunca age de forma preventiva”, diz.
Na opinião de Glauco, a ação mais recomendável na vida empresarial é o planejamento constante, tanto no momento atual quanto a médio e longo prazos.
“Ser empresário de sucesso requer conhecimento global da empresa, pensar na empresa como um todo e saber o resultado a cada etapa, a cada negócio que ele faça. Precisa saber o que está fazendo por meio dos números, dos indicadores financeiros, para poder tomar a melhor decisão no futuro”, acrescenta Glauco.