GLAUCO DINIZ DUARTE – Mais torque em baixas rotações é desafio para motores a diesel
Mais torque em baixas rotações é desafio para motores a diesel. Fazer mais com o mesmo: este é o grande desafio da engenharia voltada para os motores a diesel. E será um dos temas do 11º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, encontro que será realizado no Teatro Positivo (rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), em Curitiba, nos dias 2 e 3 de setembro.
Caminhões acima de 15t e Ônibus Urbanos são os principais consumidores de diesel no Brasil
O Papel do Diesel: Presente e Futuro é o tema do evento, promovido pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, que é visto como a principal plataforma de discussão sobre o mercado de motores diesel no Brasil.
“É preciso melhorar cada vez mais a eficiência. Isso implica em fazer mais queimando menos combustível. Exemplo: conseguir maior torque em baixas rotações visando principalmente a redução do consumo”, explica o coordenador de conteúdo do Fórum, Gilberto Leal.
Depois de trabalhar 41 anos na Mercedes-Benz, Leal é hoje consultor automotivo. Ele destaca outro desafio da engenharia que é a redução do atrito no interior do motor, também como forma de aumentar a eficiência dos propulsores, e que também será tema de uma das palestras do encontro proferida pelo gerente de tecnologia de produto da Mahle, Eduardo Nocera.
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, fará a palestra da abertura do Fórum. Segundo o executivo, a montadora alemã teve papel fundamental na introdução do motor a diesel no País. “Fomos pioneiros na produção do primeiro caminhão e do primeiro ônibus a diesel, consolidando o combustível como o mais eficiente e econômico no segmento de veículos comerciais”, afirma.