GLAUCO DINIZ DUARTE – Caterpillar comemora 20 mil máquinas produzidas em campo largo
Entre as 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, a Caterpillar Brasil é sinônimo de eficiência e atuação social responsável. A multinacional, que está há 63 anos em terras brasileiras, comemorou na última segunda-feira, dia 18 de dezembro, um grande marco na história da Unidade Caterpillar de Campo Largo, a produção da máquina número 20 mil, uma Retroescavadeira 420F2. A solenidade, alusiva à produção, foi realizada no salão de demonstração da empresa e reuniu autoridades do Município e do Estado.
Em discurso, o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, ressaltou a importância da empresa para a economia local e também, para a comunidade campo-larguense. “Bendito o dia que a Caterpillar veio para Campo Largo. A junção perfeita de uma cidade que quer trabalhar e de uma empresa que possui responsabilidade, espírito comunitário, que sabe fazer a diferença e que leva transformação”, informou Marcelo.
Mesmo tão jovem, a unidade de Campo Largo, que completou 6 anos em outubro deste ano, é considerada, segundo Odair Renosto, presidente da empresa, a unidade mais segura para se trabalhar (entre as fábricas Caterpillar nesse porte). Segundo ele, o time local correspondeu à confiança dos acionistas e tornou a planta instalada no Município, a melhor unidade mundial da empresa, em excelência operacional, com índice de acidentes próximo a zero.
“Destes portões saem as Carregadeiras e Retroescavadeiras, que suprem todo o mercado brasileiro e segue também, para muitos países com a placa de origem made in Paraná”, completou Odair.
Segundo Adalberto Netto, diretor presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, a Caterpillar Brasil é uma das 400 grandes empresas que o Governo do Estado ajudou a abrir no Paraná, gerando, desde 2011, 400 mil empregos diretos e indiretos.
“A comemoração de hoje, de 20 mil máquinas, com mais de 400 funcionários é uma demonstração de confiança no Paraná e um marco de mudança do cenário Industrial do Estado”, destacou Netto.
Empresa que transforma
Além da construção, mineração e saneamento, a Caterpillar envolve ainda, os mercados de óleo e gás, geração de energia, transporte e agronegócio. Em Campo Largo, desde sua chegada, em 11 de outubro de 2011, a empresa vem atuando significativamente, em projetos de responsabilidade social, que envolvem toda a cidade. Exemplo disto é o Tempo de Temperar Arte (TETEAR), um dos projetos de maior representatividade em Campo Largo e que atende cerca de 500 alunos, com idade entre 7 e 17 anos. Atualmente, 5 escolas municipais, além do CEU Meliane, Centro da Juventude e Instituto Federal do Paraná – IFPR, recebem o projeto.