GLAUCO DINIZ DUARTE – Qual a relação entre o turbo e o intercooler do motor automotivo?
Você conhece a fama do motor turbo? Provavelmente, né? Mas sabe o motivo de toda essa fama? O turbo é um sistema que melhora a admissão da mistura ar-combustível, responsável pelo funcionamento do motor à combustão. Ele comprime o ar que é admitido, melhorando muito o desempenho do motor em termos de potência sem que isso signifique, na mesma escala, o aumento do consumo. É a maneira encontrada de colocar para dentro mais ar do que o possível, em condições normais. Esse ar que sai do compressor, entretanto, é quente, e é aí que vamos entender o que é o intercooler.
Essa peça é um radiador que refrigera o ar comprimido do turbo compressor e aumenta ainda mais a capacidade de compressão dessa massa de ar. Além de melhorar os níveis de emissão de poluentes (função para qual, prioritariamente ele foi desenvolvido), ele melhora a eficácia do turbo, fazendo com o que o carro tenha um ganho de potência. Fica localizado entre o turbo e o coletor de admissão do carro. Os modelos que têm esse sistema são, geralmente, as pick-ups de alto desempenho, que precisam de força extra no motor.
Mantenha seu motor com a manutenção em dia
Se você tem um desses, saiba que ele tem uma vida útil muito longa, justamente por ser preparado para fazer muita força e ter tanta potência. Mas é importante que você faça a sua parte. Danilo Vasconcelos, CEO da Dinamicar Pneus, empresa de manutenção automotiva, fala sobre a importância da manutenção das peças e equipamentos: “Seja a troca de óleo constante e no tempo certo, ou a verificação das mangueiras do intercooler, os motores sobrealimentados devem ter cuidado especial, pois uma falha causa uma manutenção muito cara”, afirma o especialista. Para isso, mantenha o manual do seu carro sempre ao seu lado. Conhecer seu veículo é a melhor forma de nunca danificar o seu motor.