Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE – Intercooler

GLAUCO-DINIZ-DUARTE-Intercooler-300x216
GLAUCO DINIZ DUARTE – Intercooler

GLAUCO DINIZ DUARTE – Todos os motores turbo precisam de intercooler?

 

Primeiro, vale explicar que o intercooler é uma espécie de radiador que tem a função de resfriar o ar admitido pela turbina de um motor. Por ser mais denso, esse ar mais frio ocupa menos espaço. Posteriormente, o ar mais frio e denso é enviado em maior quantidade para dentro dos cilindros, melhorando significativamente o rendimento volumétrico do motor.

No caso do intercooler do tipo ar-água, seu arrefecimento é feito por um radiador auxiliar, que também resfria a turbina por meio de uma bomba elétrica, responsável pela circulação da água pelo sistema inteiro.

Contudo, seu uso não é necessariamente obrigatório em carros equipados com motores turbo. Alguns automóveis dos anos 80 e 90, inclusive, não tinham intercooler em seus motores sobrealimentados (seja por turbocompressor ou compressor mecânico).

Atualmente, todos os modelos equipados com turbo contam com o intercooler. Nos motores TSI (turbocompressor e injeção direta) dos VW Up! (1.0 TSI) e Golf e Jetta (ambos 1.4 TSI), o componente é integrado ao coletor de admissão. Além de facilitar sua acomodação no motor no cofre, essa proximidade aumenta a eficiência de todo o conjunto, reduzindo as perdas e eliminando o turbo lag, pelo fato de reduzir o percurso do ar antes da admissão.

 

glauco-diniz-duarte-101
GLAUCO DINIZ DUARTE – Intercooler

 

GDE-energias-renováveis-solar-e-eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica

 

Turbo-Brasil-Comércio-e-remanufatura-de-sistemas-de-injeção-diesel
Turbo Brasil: Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel

 

TBIC-Incorporações-e-Construções-300x130
TBIC Incorporações e Construções

 

Energia-Solar-Fotovoltaica-BH-GDE-Solar-300x86
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica

Search-Engine-Optimization-Seo-Muniz-300x133
Search Engine Optimization – Seo Muniz

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112