GLAUCO DINIZ DUARTE – Wartsila inaugura fábrica no Porto do Açu, no RJ
Multinacional finlandesa, fornecedora de soluções de geração de energia e prestação de serviços para navios e usinas termelétricas, a Wärtsilä está prestes a inaugurar sua primeira fábrica na América Latina. A empresa marcou para dia 25 de março, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), a cerimônia oficial de início das operações. Na nova unidade industrial foram investidos € 20 milhões, cerca de R$ 70 milhões, com capital próprio.
Em sua fase inicial, as atividades da fábrica multiproduto se concentrarão na montagem de geradores de médio porte e propulsores azimutais, com a possibilidade de expansão do portfólio de produtos de acordo com as necessidades de mercado.
A empresa, que atua no país há 25 anos, aposta nas novas instalações para acompanhar as exigências de conteúdo local e atender à crescente demanda de mercado, sobretudo na indústria offshore.
“Nossa visão é de que o primeiro semestre será duro, porém com uma leve melhora no segundo semestre. Esperamos que a confiança do empresariado retorne paulatinamente. Em nosso negócio de geração de energia, o Brasil continuará demandando energia elétrica em proporção acima do crescimento do PIB, então as oportunidades estão aqui”, disse Robson Campos, presidente da Wärtsilä Brasil. “Com relação ao nosso negócio na área naval e offshore, há um pouco de incerteza no ritmo de investimento da Petrobras no curto prazo. Mas no médio prazo, nossa expectativa é bastante positiva”.
PORTO DO AÇU – Com a construção iniciada em 2007, o Porto do Açu foi idealizado dentro do conceito de porto-indústria, englobando diversos empreendimentos em paralelo ao porto. Além da Wärtsilä, a área industrial abrigará projetos da BP, Vallourec, NOV, Intermoor e ainda um mineroduto da Anglo American, que vai exportar pelo porto o minério de ferro trazido de Minas Gerais.