GLAUCO DINIZ DUARTE – Construção civil cearense é pioneira no país com Sistema Toyota de Produção
O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Ceará (Sinduscon-Ce), lançará na quarta-feira dia 11 de outubro, na FIEC (auditório Luis Esteves), às 18h, a coletânea “Edificar Lean”. Com autoria dos engenheiros Eugênio Montenegro (Diretor de Investimentos Internacionais do Sinduscon-Ce e Sócio da CBP-CE – Fibra Engenharia), Luiz Fernando Mahlmann Heineck (professor da Universidade Federal do Ceará – UFC), Madalena Osório e Pedro Eduardo Pereira, a coletânea destaca a entidade como pioneira no Brasil na aplicação do Sistema Toyota de Produção nos canteiros de obra. A técnica pode gerar até 30% a mais de produtividade e 15% em redução no desperdício de material na construção civil.
O sistema permite a produção em ritmo constante através de um planejamento detalhado, evitando ociosidade e desperdícios na construção civil. Dentre alguns fatores dos exemplares destacam-se: sustentabilidade, melhoria contínua, disciplina, autonomia, inovação, fluxo contínuo. Para o Diretor de Investimentos Internacionais do Sinduscon-Ce e um dos autores, Eugênio Montenegro, “essas são algumas características de uma obra ideal, enxuta. Tratam-se de idéias baseadas na indústria automobilística internacional, especificamente no Sistema Toyota de Produção, que tem filosofia de gestão e produção conhecidas mundialmente como Lean Manufacturing, adaptadas para a construção civil no Lean Construction. Construir levando em consideração esses conceitos ainda não é muito comum em nosso país”. Segundo Montenegro, a formação dos engenheiros, a resistência de encarregados, mestres de obras e da alta gerência das construtoras, são alguns dos obstáculos enfrentados na rotina das empresas em todo o Brasil.
O sistima Toyota de produção pode ser usado tanto na construção usual de edifícios residenciais ou comerciais, como em obras do programa do governo Minha Casa Minha Vida. De acordo com o diretor do Sinduscon-Ce, Eugênio Montenegro, o sistema lean (produção enxuta) otimiza as atividades determinadas na etapa de uma obra, gerando uma economia de 30% do tempo de execução delas.
No Ceará, as empresas Fibra, sócia da Câmara Brasil Portugal no Ceará, CCB (Construtora Castelo Branco), C. Rolim Engenharia, Construtora Santo Amaro, Construtora J. Simões e Construtora Alves Lima já adotam princípios da construção enxuta.
O lancamento do “Edificar Lean” é uma iniciativa do Sinduscon-ce com o apoio da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC). O evento contará com palestra dinâmica do engenheiro Eugênio Montenegro e coquetel para público local. Na ocasião, o presidente do Sinduscon-Ce Roberto Sérgio Ferreira e diretoria, os autores da coletânia, autoridades, e empresários do setor, estarão presentes. A coletânia será vendida a preço especial no dia do lançamento.