Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE Planejamento

GLAUCO-DINIZ-DUARTE-Planejamento
GLAUCO DINIZ DUARTE Planejamento

GLAUCO DINIZ DUARTE  Planejamento estratégico: um roteiro para o sucesso

 

No mundo dos negócios, planejamento é sinônimo de conhecimento. Porque é só depois de conhecer a empresa, os produtos e serviços, o cliente, que se consegue traçar metas, elaborar plano de negócios e, consequentemente, alcançar o sucesso. 
 
Às vezes, para o empreendedor o sucesso será equivalente a um aumento nas vendas. Pode ser que o sucesso signifique, ainda, o aumento da estrutura física, a ampliação de um serviço ou produto ou, até mesmo, conquistar o mercado internacional. De toda forma, para a meta ser alcançada é preciso o conhecimento do que se quer para depois traçar a forma de conquista.

O planejamento estratégico aproxima o empreendedor de seus objetivos futuros.

É nesse ponto que o planejamento estratégico é um excelente aliado do empreendedor. Por sua importância e abrangência, o planejamento deve ser desenvolvido pelo conjunto das principais lideranças da empresa, como forma de fortalecimento de ideias e intenções de maneira flexível.

Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.

Você já parou para pensar que, sempre que houver planejamento estratégico, também existirá uma série de perguntas e de respostas?

Para se ter uma ideia, com o planejamento o empreendedor será orientado a responder com precisão três questões principais:

Ao responder estas questões, o empreendedor já estará realizando um planejamento: que nada mais é do que uma ferramenta de gestão que proporcionará mais assertividade na condução da atividade empresarial. É por isso que podemos afirmar que o planejamento estratégico determina que a empresa desenvolva seu conjunto de tarefas maiores de maneira disciplinada e organizada.

 

Etapas do planejamento estratégico

Todo planejamento estratégico passa por etapas fundamentais para o êxito desejado. Elas podem ser desmembradas, analisadas e seguidas de forma separada mas, em todo caso, podemos classificar quatro etapas essenciais para um planejamento estratégico eficiente.

A primeira delas é a análise do cenário. Depois é preciso definir os objetivos pretendidos para, então, fazer a definição de estratégias para alcançá-los. Por fim, é necessário traçar a elaboração de um programa de ações.

E por que essas etapas são fundamentais?

Porque apesar de nenhum empreendedor descartar o sucesso, nem todos conseguem estabelecer de forma clara os objetivos. Muito menos ter real controle dos recursos disponíveis na empresa para começar esse trajeto rumo ao objetivo cobiçado.É nesse sentido que traçar as estratégias e seguir as ações descritas no plano vão orientar o empreendedor, sempre de forma realista.

Podemos afirmar que o planejamento estratégico pode ser resumido como a definição de um método eficiente, que se utiliza dos recursos disponíveis e que tem um objetivo muito específico: alcançar a meta que o empreendedor propõe para o seu negócio.

Ferramenta para elaborar um planejamento estratégico

Ainda assim, embora muitos empreendedores tenham certeza da importância e da eficácia do planejamento estratégico, nem todos conseguem, sozinhos, encontrar uma forma de elaborá-lo e de colocá-lo em prática.

 

glauco-diniz-duarte-191
GLAUCO DINIZ DUARTE Serviços
GDE-energias-renováveis-solar-e-eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica
Turbo-Brasil-Comércio-e-remanufatura-de-sistemas-de-injeção-diesel
Turbo Brasil: Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC-Incorporações-e-Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel-Corumbau-Jocotoka-Bahia-2
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112