Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE Transformadoras

GLAUCO-DINIZ-DUARTE-Transformadoras-300x172
GLAUCO DINIZ DUARTE Transformadoras

GLAUCO DINIZ DUARTE  Quais serão as tendências tecnológicas mais transformadoras em 2019?

Em 2019, as tendências tecnológicas continuam no caminho para consolidar o novo cenário de negócios que prevalecerá nos próximos anos e que é marcado pela digitalização dos ambientes de negócios, aplicação da Inteligência Artificial, análise de dados e automação de sistemas de trabalho. Ao mesmo tempo, as respostas aos novos desafios colocados por este cenário também criam uma tendência tecnológica, como a segurança cibernética, edge computing ou blockchain, que ganharão relevância em 2019.

Em que tendências tecnológicas temos que olhar para 2019? 

O passo para ambientes virtuais. O cloud computing está transformando o desenvolvimento das empresas. Os serviços em nuvem oferecem rapidez, flexibilidade e agilidade, fatores-chave para que uma empresa seja competitiva. Não há como voltar atrás no futuro da digitalização. Em 2019 se continuará apostando em serviços como IaaS (Infraestrutura como Serviço), SaaS (Software como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço), IPaaS (Plataforma de Integração como Serviço).

Esses sistemas virtuais proporcionam às empresas economia de custos, acessibilidade total e escalabilidade em comparação aos ambientes locais. Mas, além disso, sua implementação e desenvolvimento são uma etapa essencial para a coleta e análise de dados, que fornecem informações essenciais para a tomada de decisões de negócios. Nesse sentido, as soluções chamadas de iPaaS (Plataforma de Integração como Serviço) para a integração de aplicativos na nuvem, também estarão em alta. Elas permitem superar o isolamento de aplicativos e dados que ocorrem em ambientes de negócios. 

A adoção da digitalização. A digitalização avança para que a tecnologia seja posta a serviço desse processo de transformação. Os benefícios da transformação digital para as empresas são, entre outros: Clientes nos centros de decisão das empresas, redução de custos e consequentemente, processos mais efetivos.

Tanto nos relacionamentos B2B quanto B2C, nos movemos para o paperless, para o qual a troca eletrônica de dados e a tecnologia EDI são ferramentas essenciais. Apesar de não ser uma novidade, sua adoção também não é massiva, por isso as organizações devem colocá-la no centro de seus objetivos estratégicos. Acima de tudo, porque em várias áreas da operação das empresas, a digitalização é uma exigência legal, como no cumprimento de impostos ou na fatura eletrônica.

A aplicação da Inteligência Artificial e da Internet das Coisas continuará se desenvolvendo, dando lugar a novas tecnologias e aplicações mais avançadas, por exemplo:

– Dispositivos autônomos. O uso da Inteligência Artificial aplicada a objetos é o que define dispositivos autônomos como robôs, drones ou veículos autônomos. A aplicação da Inteligência Artificial envolve ir em direção a modelos mais avançados que interagem de forma mais natural com o meio ambiente. Estes dispositivos permitem automatizar tarefas que até agora eram realizadas por pessoas. Sua introdução nos sistemas produtivos das empresas será cada vez mais comum, especialmente em determinadas áreas.

– Ao conectar os objetos à internet, são geradas informações valiosas, que transferidas e analisadas servirão a um propósito. A Internet das Coisas tem muitas e variadas aplicações já amplamente difundidas, como tags RFID ou chatbots.

Em 2019, uma das tendências que ganhará relevância é a edge computing, um sistema que permite otimizar a coleta de informações geradas na aplicação da Internet das Coisas, localizando pontos intermediários entre os objetos. A coleta e a entrega de conteúdo estão localizadas mais próximas das fontes de informação, com a ideia de que a manutenção do tráfego local reduzirá a latência.

O aumento na segurança. A preocupação com um ambiente seguro aumenta à medida que o dia a dia das empresas e dos indivíduos se desenvolve em ambientes virtuais. A segurança nos processos de transação de dados, a proteção das informações fornecidas, etc. Essas novas abordagens também encontram respostas na tecnologia, e as empresas devem garantir a privacidade, confidencialidade e segurança de suas transações.

Em 2019, também continuaremos avançando no desenvolvimento e aplicação do sistema blockchain, que é precisamente relacionado à segurança da informação. No entanto, não se espera que seja uma tecnologia viável por vários anos.

Atualmente é improvável que um negócio funcione sem internet e, em poucos anos será inimaginável para uma empresa continuar armazenando informações em servidores locais ou documentação crítica em gabinetes de arquivamento. Nesse sentido, no curto prazo, as tendências tecnológicas envolvem tornar as empresas mais eficientes, colocando o cliente no centro de sua estratégia e economizando custos a médio e longo prazo. A adoção da tecnologia deve ser progressiva, responder às demandas do mercado e, além disso, deve ser escalável de acordo com o crescimento do negócio.

 

glauco-diniz-duarte-187
GLAUCO DINIZ DUARTE Transformadoras
GDE-energias-renováveis-solar-e-eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica
Turbo-Brasil-Comércio-e-remanufatura-de-sistemas-de-injeção-diesel
Turbo Brasil: Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC-Incorporações-e-Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel-Corumbau-Jocotoka-Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112