GLAUCO DINIZ DUARTE Chevrolet Onix e Prisma terão motor 3 cilindros
Além da reestilização, a Chevrolet prepara outra novidade para a linha do Onix e do Prisma. De acordo com fontes, os modelos compactos deverão receber em breve um novo motor 1.0 litro de três cilindros para seguir a linha dos rivais – leia-se Ford Ka e Ka+, Hyundai HB20 e HB20S e Volkswagen Gol e Voyage.
Este novo propulsor vai ocupar o lugar do atual 1.0 litro 8V de quatro cilindros, que rende até 80 cv e 9,8 kgfm, e será produzido na fábrica de motores da General Motors em Joinville (SC) a partir de 2017. Ao que tudo indica, trata-se do mesmo bloco 1.0 Ecotec que já equipa o Opel Adam na Europa, disponível por lá em três configurações: aspirado de 75 cv, turbo de 90 cv e turbo com injeção direta de 115 cv e 17,4 kgfm (que tem consumo médio de 20,4 km/l).
Ainda não se sabe, porém, se além da versão aspirada, a Chevrolet vai oferecer o modelo turbo. O Onix será o primeiro a receber a novidade, sendo que posteriormente o novo conjunto será incorporado no Prisma e também em um modelo pequeno inédito, que será lançado para ocupar o lugar do avelhantado Celta.
O motor 1.4 litro 8V de até 106 cv e 13,6 kgfm deverá continuar sendo oferecido, já que pelo menos por enquanto não há um novo propulsor previsto. Uma opção seria oferecer o 1.0 Ecotec turbo com injeção direta, mas neste caso o Chevrolet Onix iria se diferenciar dos rivais em dispor apenas de motores “mil” na linha – há ainda o 1.6 Ecotec do falecido Sonic, mas pouco provável por não ser produzido localmente.
A linha reestilizada do Onix e do Prisma será lançada no segundo semestre, provavelmente durante o Salão de São Paulo, em novembro. Já o novo motor deve ficar para o final do ano que vem.