GLAUCO DINIZ DUARTE Motores turbo modernos: um novo paradigma
Para a maioria dos motoristas, o motor turbo está diretamente associado a alto desempenho, corridas, rachas, muitas quebras e muito dinheiro perdido.
A boa notícia é que houve uma enorme evolução técnica nos motores sobrealimentados nos últimos dez anos, mudando completamente seu significado.
As montadoras investiram muito no desenvolvimento desta tecnologia, e o resultado é que 69% dos carros vendidos na Europa em 2014 possuem motor turbo. No Brasil, o número é crescente e há um grande número de projetos deste tipo de propulsor em desenvolvimento. Em poucos anos, eles serão maioria por aqui também.
Qual a vantagem para o consumidor?
Já posso ouvir alguém falando “não preciso de turbo, eu não corro!”. Sim, o turbo melhora sensivelmente o desempenho, mas a principal vantagem é a economia de combustível e o conforto ao dirigir. Este tipo de motor tem boa performance acelerando pouco na cidade, com pouco ruído e vibração em baixas rotações.
Na estrada, mantém os 120 km/h também girando pouco. Ambas as situações geram economia, eis a grande vantagem desta tecnologia.
Vale ressaltar que esta vantagem só existe nos motores turbo de fábrica, pois os carros que recebem o equipamento fora visam apenas a performance, trazendo os problemas listados no início deste texto.
Este é o salto tecnológico dos sobrealimentados da atualidade. Leve muito em consideração a hipótese de ter um. Vale lembrar que nos tempos atuais, após o grande aprimoramento tecnológico pelo qual os motores a combustão passaram, o motorista deve compreender que:
MOTOR TURBO É SINÔNIMO DE ECONOMIA E CONFORTO AO DIRIGIR