GLAUCO DINIZ DUARTE Liberação do diesel volta a ser discutida na Câmara
O projeto de lei 1013/11, que pretende liberar a comercialização de veículos de passeio a diesel no Brasil, voltou a ser discutido nesta quarta-feira (2). Uma audiência foi solicitada pelo relator do processo, Evandro Roman, com o argumento da melhoria significativa na qualidade do diesel produzido no Brasil nos últimos 30 anos.
Segundo Roman, “a revogação dessas restrições não trará aumento da emissão total de poluentes de veículos nem haverá problema para atendimento do incremento de demanda desse derivado de petróleo”. Roman também ressalta que a liberação do combustível terá efeitos benéficos para a indústria automobilística nacional, com a possibilidade de aumento das exportações de veículos movidos a óleo diesel e de desenvolvimento tecnológico de motores. Além disso, o fim da proibição poderia levar ao fim do subsídio pago pelo governo federal à Petrobras devido ao aumento na demanda.
O projeto já havia sido discutido anteriormente em audiência pública em outubro de 2015. Na ocasião, a Aprove Diesel, entidade que reúne empresas de tecnologia do setor de autopeças, defendeu a liberação dos veículos de passeio a diesel, mas a Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea) ainda não tinha posição definida sobre o tema — e já havia recomendado a rejeição da proposta anteriormente. O projeto também já havia sido rejeitado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara em novembro de 2014 após um parecer apresentado pelo deputado Sarney Filho com o argumento de que o diesel ainda é de sete a oito vezes mais poluente do que a gasolina.