GLAUCO DINIZ DUARTE Conheças as 6 principais tendências de gestão para 2019
Para que uma empresa se mantenha relevante no seu segmento de atuação e possa promover o crescimento contínuo, é muito importante que seus administradores estejam atentos às tendências de gestão. Isso permite que a organização modernize sua estrutura, otimize processos e melhore o seu desempenho como um todo.
Por isso, separamos as principais tendências de gestão para 2019, assim, você pode considerar algumas opções desde já. Ficou interessado? Então continue a leitura!
Confira 6 tendências de gestão para o próximo ano
A tecnologia terá um papel ainda mais importante na administração de empresas. Isso não quer dizer, necessariamente, que somente empresas de TI deverão focar em tais soluções; tampouco quer dizer que as organizações terão de investir grandes recursos no desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Muitas das tendências de gestão para 2019 envolvem a adoção de ferramentas e metodologias de trabalho que podem ser implementadas na companhia sem a necessidade de grandes investimentos. No entanto, é necessário um grande esforço para que essas mudanças sejam bem aceitas na cultura organizacional.
Abaixo, listamos quais são as principais apostas para o próximo ano e como é possível inseri-las na empresa. Confira!
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Análise preditiva
A análise preditiva é uma metodologia que avalia, por meio de Big Data, padrões na empresa de modo a estimar previsões para o futuro. Essa é uma prática que auxilia na tomada de decisões e permite que empresas possam identificar problemas e oportunidades de negócios.
A partir da análise preditiva, a organização pode estruturar um plano estratégico para implementar soluções mais bem direcionadas às suas dificuldades e aos seus objetivos, ao mesmo tempo em que assume menor risco nas suas escolhas.
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Internet das Coisas
A IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas, em português) vem ganhando mais relevância em diferentes indústrias. Trata-se de dispositivos – como eletrônicos, veículos, drones, entre outros – equipados com sensores digitais que coletam informações e as transmitem pela internet. Essa tecnologia ajuda na automatização de processos, na agilidade e na precisão das operações e, ainda, contribui para a inteligência dos negócios.
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Armazenamento em nuvem
Esse modelo de computação, que vem ganhando mais espaço dia a dia, permite o armazenamento de dados na internet por meio de um provedor de computação na nuvem. Isso permite que um grande volume de dados seja armazenado e processado sem a necessidade de um servidor local. Isso ajuda na otimização da infraestrutura de TI e permite um melhor desempenho das operações, o que pode ser decisivo para aumentar a produtividade da empresa.
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Inteligência artificial
O termo “inteligência artificial” nos remete a soluções tecnológicas de alta complexidade, como as vistas em filmes de ficção científica. Mas a verdade é que o conceito se refere a aplicações que, sem perceber, já estão presentes no nosso cotidiano.
Sistemas como o Google Assistant ou Siri, por exemplo, já são exemplos do uso de inteligência artificial. No cotidiano das empresas, ela pode ser encontrada no uso de chatbots pelos sites de e-commerce, por exemplo.
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Aumento da flexibilidade no trabalho
Embora a flexibilidade no trabalho esteja muito mais ligada às práticas de gestão e à cultura organizacional da empresa, esse sistema também exige o uso de tecnologias para que seja implementado com sucesso.
Essa prática inclui não apenas a flexibilidade em horários, mas também a possibilidade de trabalho home office – o que exigirá investimentos em ferramentas que possibilitem o acesso remoto aos funcionários.
As vantagens de implementar essa mudança na empresa é que, além de reduzir custos em infraestrutura para manter uma equipe in loco, ela também contribui para o aumento da produtividade da equipe e a satisfação dos colaboradores com a empresa.
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Automação de processos