GLAUCO DINIZ DUARTE Tecnologia permite diminuir 95% da conta de energia elétrica
A conta de energia elétrica é uma dor de cabeça para a maioria dos brasileiros. Além dos imprevisíveis reajustes, as bandeiras tarifárias elevam consideravelmente o orçamento familiar e empresarial, tirando o sono de quem paga a conta. Somente entre 2014 e 2015 foram registrados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) cerca de 42% de aumento na soma da tarifa média de fornecimento. A ANEEL afirma ainda que, em 2017, a tarifa deverá ser de 8% a 9% mais cara, além de, devido ao governo dever R$ 62 bilhões em indenizações às transmissoras de energia, até 2024 estão previstos reajustes na conta de energia para cobrir o rombo.
Para se proteger dos aumentos e diminuir drasticamente os custos mensais com energia elétrica, muitos brasileiros já estão investindo em energia solar fotovoltaica por meio de um sistema que, interligado à rede de distribuição da companhia, gera a própria energia pela luz do sol.
O sistema, que não realiza o aquecimento de água, mas sim a geração direta de energia elétrica, funciona de forma muito simples: os painéis solares instalados no telhado da casa captam a luz do sol, transformam em energia elétrica e a transmitem para um microinversor, equipamento que transforma esta energia gerada em compatível com a energia da distribuidora.
Caso a energia gerada pelo sistema seja superior à que o usuário está consumindo naquele momento, ele as envia para a rede, gerando créditos que podem ser consumidos em até cinco anos. Durante a noite, por exemplo, quando não há geração e é necessário utilizar a energia que está vindo da rede, a troca é automática, sem necessidade de qualquer interferência do usuário.
No início de 2016, o empresário João Ferreira Júnior investiu na tecnologia e tem hoje uma conta de energia elétrica 90% menor do que tinha antes de investir no sistema de energia solar fotovoltaica. “Estou muito feliz com o sistema de energia solar. Meu gasto com energia elétrica é hoje muito pequeno e não preciso me preocupar com eventuais aumentos. Minha família tem conforto e menos preocupação. Além disto, este sistema permitiu que eu iniciasse a geração própria sem que fosse necessária realizar nenhuma reforma ou quebra-quebra na minha casa”.
O especialista em energia solar Leandro Martins, diretor da Ecori Energia Solar, afirma ainda que o sistema é muito seguro e totalmente viável. “A resolução normativa 482 e posterior 687 da ANEEL nos permitiu realizar estas interligações com o sistema de distribuição, sem a necessidade de baterias. Os microinversores são instalados junto aos painéis, sem necessidade de ocupar espaço dentro da casa do cliente”.
A tecnologia utilizada pela Ecori Energia Solar possui certificações e selos nacionais e internacionais de conformidade e segurança, o que permite a interligação de seus sistemas em qualquer cidade do Brasil, independente da companhia. “Além de todas as vantagens financeiras, temos a segurança de que o cliente ao adquirir este tipo de produto está contribuindo para o meio ambiente e futuro do nosso planeta”, complementa Leandro Martins.
A tecnologia hoje já está ao alcance de todos. É possível realizar a aquisição de sistemas com preços muito acessíveis, parcelados e até por meio de linhas de financiamento governamentais, como o PROGER no caso de empresas. Em algumas linhas de financiamento, o valor da parcela assemelha-se ao valor pago de energia elétrica.