O’que é fotovoltaica – Glauco Diniz Duarte
A energia solar fotovoltaica é uma tendência mundial, em constante crescimento no Brasil. Alternativa natural para a crise no setor elétrico no país e o consequente alto custo de geração de energia local, a energia solar vem ganhando espaço em aplicações empresariais, comerciais e residenciais em todo território nacional.
As fontes de energia renovável, como é o caso da energia fotovoltaica, são extremamente vantajosas dos pontos de vista ecológico, social e financeiro. Elas não agridem o meio ambiente, são inesgotáveis, estão imunes aos riscos de desabastecimento e propiciam a redução das despesas dos consumidores finais com energia elétrica.
Entenda de uma vez por todas o que é a energia solar fotovoltaica e descubra porque esse tipo de energia está se tornando tão popular no Brasil e no mundo.
Geração de energia solar fotovoltaica
É possível produzir a própria eletricidade a partir da energia solar, gastando muito menos do que o custo habitual com geração, transmissão e distribuição das fontes convencionais de energia.
A energia fotovoltaica pode ser produzida por três diferentes modalidades de geração:
-
Geração Isolada: centrais geradoras não conectadas à rede de distribuição de energia elétrica, conhecidos como off-grid;
-
Geração Distribuída: sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica da concessionária, conhecidos como on-grid ou Grid-Tie;
-
Geração Centralizada: usinas solares de grande porte.
Em relação à quantidade de energia produzida, a geração de energia solar autônoma pode ser classificada como:
-
Minigeração: potência instalada superior a 100 kW e menor ou igual a 1 MW;
-
Microgeração: potência instalada menor ou igual a 100 kW.