O que energia fotovoltaica – Glauco Diniz Duarte
A energia solar é a energia obtida diretamente pela radiação do sol, seja pelo calor ou pela luz. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água.
Para a produção de energia elétrica são utilizadas diversas tecnologias. As principais são: heliotérmica, em que a irradiação é convertida primeiramente em energia térmica e posteriormente em elétrica; coletor solar ou aquecimento de água solar, em que a energia solar térmica é utilizada para aquecer a água das residências e também para uso industrial; energia solar fotovoltaica, processo em que a energia solar pode ser convertida diretamente em energia elétrica, para uso residencial ou industrial.
Quais são os métodos de captura de energia?
De acordo com o Portal Solar, os métodos são divididos em:
● Direto: precisa de apenas uma etapa para capturar a energia solar e transformá-la em energia que pode ser utilizada pela sociedade. Exemplo: Energia Solar Fotovoltaica – a energia solar atinge uma célula fotovoltaica criando eletricidade.
● Indireto: precisa de duas ou mais etapas para converter a energia solar em energia utilizável por nós, como energia heliotérmica.
● Sistemas Passivos e Ativos de Energia Solar: normalmente são diretos (como uma estufa que transfere o calor do sol para o ar, mantendo o ambiente quente), já os sistemas ativos de energia solar, funcionam com o auxílio de dispositivos mecânicos para melhorar o desempenho da coleta da energia solar (como um tipo de sistema de aquecimento solar que utiliza uma bomba para forçar a circulação de água dentro do sistema).
Vantagens
A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e inesgotável. Diferente dos combustíveis fósseis, como carvão, gás natural e petróleo, a geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – gases poluentes que podem prejudicar a saúde humana e também influenciar no aquecimento global.
Além disso, a energia proveniente do sol, não necessita de grandes áreas para ser implementada, como é o caso das usinas hidrelétricas, que precisam de extensos terrenos, gerando, consequentemente, desmatamento. Outro ponto positivo da energia solar é que o Brasil apresenta condições ideais para a geração desse tipo de energia, por possuir áreas com forte radiação e também por estar perto da linha do Equador, principalmente em regiões como o Nordeste.
O baixo custo de manutenção dos equipamentos também é visto como uma vantagem.
Desvantagens
As tecnologias utilizadas para a captação de energia solar são muito caras, principalmente as placas fotovoltaicas, de alta complexidade. Além disso, o armazenamento das placas solares ainda é pouco eficiente. No entanto, é importante ressaltar que, com o tempo, a tendência é de que os custos para a produção da tecnologia diminuam e a eficiência dos paineis aumente.