Glauco Diniz Duarte – como dimensionar fotovoltaica
Para iniciar um planejamento de sistema solar fotovoltaico devemos ter algumas informações básicas que nortearão o projeto:
-
Incidência de irradiação solar na região;
-
Estudos de sombreamento;
-
Histórico de consumo de energia (kWh) da instalação;
-
Informações técnicas de equipamentos e dispositivos de sistema fotovoltaico;
-
Norma técnica ou manual técnico da concessionária de energia local.
De posse dessas informações, é possível estabelecer uma pré-avaliação da viabilidade do sistema, considerando como premissas:
-
Produção de energia (kWp);
-
Área e infraestrutura necessária;
-
Estimativa de custos.
É sempre recomendável que o projeto de um sistema solar fotovoltaico tenha sua concepção em dados confiáveis (como incidência de irradiação) e ferramentas computacionais para simulações (por exemplo, estudo de sombreamento). Os projetos devem atender à Resolução Normativa 687/15 – ANEEL e às normativas e/ou manuais de referência técnica de projeto da concessionária de energia local.
Conceitos básicos de dimensionamento
Para um dimensionamento eficiente de um sistema fotovoltaico é imprescindível a realização de pesquisas, estudos e levantamentos sobre tecnologias, equipamentos e dispositivos a serem utilizados com as informações que subsidiarão a formatação do projeto executivo da instalação. Indicar os principais pontos de atenção para o dimensionamento tornará a instalação adequada aos objetivos do projeto.
Levantamento de componentes
A elaboração do projeto pode levar em conta o histórico de consumo do ponto de ligação com a rede ou ser trabalhado em função da disponibilidade técnica local. Em uma análise prévia, estabelecemos um projeto preliminar visando uma orientação quantitativa sobre a necessidade de equipamentos e componentes a serem empregados nas instalações:
-
Módulos fotovoltaicos;
-
Cabos e conexões;
-
Inversor de frequência;
-
Sistemas de proteção;
-
Equipamento de manobra e controle.