Glauco Diniz Duarte – quem é energia fotovoltaica
O Brasil ainda não figura entre os países líderes em energia solar, mas as empresas brasileiras já começam a investir massivamente nesse tipo de energia. Nos últimos anos, ocorreu uma grande expansão da energia solar no mundo – com um crescimento que chegou em 33% no ano de 2016.
Entretanto, não são os países superdesenvolvidos que estão à frente desse movimento, e sim países em desenvolvimento como a China e a Índia. Mesmo que ainda não produzam tanta energia solar quanto outros países, diversos países em desenvolvimento, pelo menos, duplicaram a capacidade solar em 2016 – e o Brasil está incluso entre eles.
Para entendermos melhor sobre a expansão da energia solar ao redor do mundo, é fundamental entendermos como aconteceu o desenvolvimento nos países pioneiros no uso desse tipo de energia, certo?
A energia solar ainda representa apenas 5% da capacidade de geração instalada e somente 1,3% da geração de energia elétrica globalmente. Porém, seu crescimento exponencial nos últimos anos tem sido impulsionado por uma combinação de políticas governamentais e o preço dos equipamentos fotovoltaicos, que tem se tornado mais acessível.
Enquanto a Europa, os EUA e o Japão lideraram o caminho e foram os pioneiros nas instalações solares, nos últimos anos, o maior crescimento foi impulsionado por países em desenvolvimento, como a China – que começou a dominar o setor solar. Isso contribuiu para que em 2016, a Ásia viesse a se tornar a região dominante.
A América do Norte também aumentou consideravelmente sua capacidade solar. Enquanto isso, embora relativamente pequena, a capacidade solar na África, América do Sul e Central também alcançou um rápido crescimento ano a ano a partir de 2013.
Para mapear o crescimento solar ao redor do mundo, a Carbon Brief combinou os dados do Climedecycle BNEF com as informações da BP Statistical Review of World Energy. Assim, foi possível mensurar o crescimento solar nos últimos anos.
O ranking dos países líderes em energia solar é dominado por países de alta população -como a China e os EUA. A China representa 26% das instalações solares do mundo, enquanto o Japão, a Alemanha e os EUA representam cerca de 13% cada.
Confira como ficou o ranking:
-
China
Em 2016, a China adicionou cerca de 27GW de capacidade solar total, mais do que qualquer outro país e cerca de 40% de toda a capacidade solar instalada globalmente nesse ano.
-
Japão
O Japão é o segundo país com maior capacidade solar instalada por pessoa – com 337 watts. Grande parte da motivação para o investimento na energia solar surgiu após o desastre nuclear em Fukushima, o que levou o governo a buscar outras fontes de energia.
-
Alemanha
A Alemanha possui a maior capacidade solar instalada por pessoa, com quase 500 watts para cada habitante.
-
Estados Unidos
Apesar do pioneirismo nos investimentos, os EUA não se mantiveram no topo dos países líderes em energia solar.
-
Itália
Ao contrário dos outros países líderes em energia solar, que ainda buscam consolidar as fontes de energia renováveis em seus territórios, a energia renovável na Itália é difundida em todo o país.