
Glauco Diniz Duarte – porque energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar tem sido cada vez mais utilizada no cotidiano das pessoas e já não é mais uma tecnologia distante. Entenda porque as pessoas tem cada vez mais optado pela energia solar em residências e negócios!
O cenário recente da economia no país não tem sido das mais favoráveis, principalmente em comparação aos últimos anos. Apesar disso, o setor da energia solar tem crescido no Brasil principalmente entre casas e estabelecimentos comerciais, com um crescimento projetado de 44% para 2019.
Nesse contexto de crise, o brasileiro aprendeu a economizar melhor e tem cada vez mais mudado seus hábitos de consumo.
Segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central, subiu de 51,5% para 54,1% o total de brasileiros que passaram a economizar com suas contas de água, telefone e luz.
Dentre as alternativas para aliviar a conta de luz, muitos tem buscado fontes alternativas de geração de energia. É o caso da energia solar, que pode reduzir a conta de luz das residências em até 80%.
Por que investir na energia solar?
Além de seu grande apelo sustentável e de ser uma ótima aliada no combate ao aquecimento global, a energia solar possui uma fonte inesgotável. Isso implica em um enorme potencial de crescimento para os próximos anos diferente de energias obtidas por fontes não renováveis.
Junto a isso, por ser baseada em uma tecnologia nova, as placas tem obtido rendimentos cada vez maiores. Segundo um estudo feito pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), o valor da energia solar de 2009 para cá já caiu mais de 77%. E a tendência é cair mais 71% até 2050!
Por esse motivo, ela tem se tornado cada vez mais uma realidade para as pessoas, suas casas e seus negócios.
Quais são as vantagens da energia solar?
Como se deve imaginar pelo seu alto crescimento, a energia solar apresenta inúmeras vantagens, além da economia na conta de luz . Iremos te mostrar alguma delas:
Tempo de Vida Útil
Primeiramente, falando sobre a durabilidade dos módulos. Atualmente, os painéis solares – também chamadas células fotovoltaicas – possuem um tempo de vida útil médio de 25 anos.
Ou seja, possuem uma durabilidade elevada se compararmos com bens de consumo do nosso dia a dia, como aparelhos celulares e carros.
Manutenção
Ao compararmos também sua manutenção, a mesma costuma ser simples. Nos cenários mais comuns, consistem em limpezas dos painéis que são recomendadas de serem realizadas anualmente para a maioria dos casos.
Relativamente fácil se compararmos novamente a um carro que periodicamente precisamos checar pneus, bateria, filtros de ar, limpadores e nível de óleo.
Retorno do Investimento
Utilizando uma estimativa nacional, o retorno do investimento costuma vir em um período de 5 a 8 anos. Considerando o tempo de vida útil que mencionamos anteriormente de 25 anos, implicaria em um período de 17 a 20 anos de energia solar gratuita.
Se seu sistema fotovoltaico utilizado for um sistema on-grid, essa energia excedente pode ser devolvida á rede e com isso você ainda lucrar com seus painéis.
Quais os próximos passos para fazer uso da energia solar?
Agora que você entende o porquê das pessoas cada vez mais estarem optando pela energia solar em suas residências, é preciso entender de maneira breve as etapas que distanciam você da sua geração independente de energia.
De forma sucinta, primeiramente é preciso entender se para seu caso o uso do sistema é viável. Em seguida é feito todo o dimensionamento do sistema. Por último sua instalação.
Essas etapas podem, e irão, variar de acordo diversos fatores que o profissional responsável precisará levar em conta. Por exemplo a localização geográfica, inclinação do telhado, demanda energética e condições das instalações elétricas.































