Glauco Diniz Duarte – o que energia solar
De acordo com o Dr. Glauco Diniz Duarte, o desenvolvimento da sociedade humana está atrelado ao uso de energia e, entre as diversas fontes disponíveis para isso, nenhuma delas oferece tanto potencial e de forma tão abundante quanto a luz do sol.
Por muito tempo, e ainda na maior parte hoje, nossa sociedade ficou dependente de fontes de energia poluentes, em parte devido a falta de tecnologias sustentáveis que provessem as mesmas quantidades de energia que os combustíveis fósseis.
No entanto, com o já conhecido e iminente fim das reservas fósseis, além do imenso impacto ambiental causado por essas fontes de energia, hoje as fontes renováveis são não mais uma alternativa, mas sim uma prioridade.
Por esse motivo faz-se importante conhecer a energia solar, a qual iremos abordar neste artigo; sua definição, potencial, formas de utilização, benefícios e como você pode usá-la em sua casa ou empresa.
Definindo o Que É Energia Solar
É considerada energia solar toda a forma de energia que chega até nós através dos raios do sol, seja ela proveniente da sua luz ou o do seu calor.
A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável, pois se renova se forma cíclica dentro da escala de tempo humana.
Todas as formas de energia que conhecemos derivam da energia solar. É a energia do sol que altera o estado físico da água, fazendo com que essa migre e possa ser represada e aproveitada nas usinas hidrelétricas.
O aquecimento das massas de ar provoca os ventos, que são aproveitados nos aerogeradores dos parques eólicos.
É a energia solar, absorvida na fotossíntese, que dá vida às plantas utilizadas como fonte de energia de biomassa.
Até mesmo o petróleo, que vem de restos de vegetação e animais pré-históricos, também é derivado do sol, pois este deu a energia necessária ao aparecimento da vida na terra em eras passadas.
Potencial da Energia Solar
O potencial energético do sol é tão vasto que, em um segundo, o total de energia irradiado por ele é muito maior que a energia consumida pela humanidade desde o seu aparecimento na face da Terra, até os dias de hoje.
A energia solar é produzida pelas reações nucleares que acontecem a grandes profundidades no interior do sol.
Em uma dessas reações os átomos de hidrogênio se combinam formando átomos de hélio e liberam energia.
Esta energia viaja do interior do sol até a sua superfície (chamada de fotosfera), e daí se irradia em todas as direções, razão pela qual nem toda sua energia chega até nós.
Essa energia irradiada chega à Terra vinda do espaço através das partículas de energia chamadas de fótons.
Os fótons se deslocam a uma velocidade de 300.000 km/s, por isso demoram cerca de 8 minutos para chegar à Terra, que está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros do sol.
A energia solar que chega à Terra e um ano é muito maior que o consumo humano de energia no mesmo período. Infelizmente todo esse potencial não é aproveitado.
Potencial Solar no Brasil
O Brasil é um país de dimensões continentais e encontra-se localizado em posição privilegiada no globo terrestre, cortado ao Norte pela linha do equador, posição de maior incidência direta de raios solares no planeta.
Conforme vemos no mapa cima, tirado do Atlas Brasileiro de Energia Solar (2ª edição), a média anual do total diário de irradiação solar é extremamente alta em praticamente todas as regiões do país.
Tecnologias Para Captação e Uso da Energia Solar
O aproveitamento artificial da energia solar pode ser feito de diversos modos, entre eles:
-
Arquitetura Bioclimática
Consiste no aproveitamento da luz natural do sol e de seu calor – ou evitando-o – através de formas de integração arquitetônica às condições locais.
Para aproveitar corretamente as condições naturais, a edificação deve ser cuidadosamente planejada, levando-se em consideração a sua posição geográfica em relação ao sol.
Dessa forma, é possível obter um alto rendimento no aproveitamento da energia natural do sol, economizando outras formas de energia mais sofisticadas.
Temos como exemplo, os sistemas que aproveitam melhor a luz natural durante o dia, economizando eletricidade.
-
Energia Solar Térmica
O efeito fototérmico consiste na captação da energia térmica (calor) da radiação solar e sua transferência para aquecimento de líquidos, normalmente a água.
É o que ocorre com os sistemas de aquecimento solar amplamente difundidos em nosso país, que utilizam os coletores solares como dispositivo de captação energética.
São ótimos complementos aos sistemas fotovoltaicos, pois fornecem de maneira eficaz e barata, a energia necessária ao aquecimento da água para uso sanitário, aquecimento de piscinas e climatização ambiente.
-
Energia Solar Heliotérmica
Esta tecnologia também utiliza o calor presente na luz do sol, porém de forma concentrada (por isso também é chamada de energia solar térmica concentrada) e sua finalidade é a geração de energia elétrica.
Devido a sua complexidade e espaço necessário, essa tecnologia é utilizada apenas em projetos de geração centralizada, ou seja, em grandes usinas heliotérmicas.
Nessas, grandes espelhos, chamados de concentradores, captam a luz do sol e a convergem em um determinado local, geralmente no topo de uma torre ou em um tubo a vácuo.
Neste local é colocado um tipo específico de líquido que irá se aquecer com a alta temperatura causada pela luz concentrada e seu vapor será usado alimentar uma turbina que irá gerar a energia elétrica.
-
Energia Solar Fotovoltaica