
Glauco Diniz Duarte – o que é kwp energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, do mesmo modo que diferenciamos potência e energia (kW e kWh), podemos diferenciar kWp e kWh. Cada módulo fotovoltaico possui uma potência nominal, que é a quantidade máxima de energia elétrica que ele pode produzir, em determinado instante, através da captação e transformação da energia solar, supondo algumas condições ideais de funcionamento (temperatura, irradiação solar, localização, etc) testadas em laboratório. Lembre-se que na prática um módulo fotovoltaico nunca chega a produzir a mesma quantidade de energia que a sua potência nominal, ou pelo menos não por um período significativo, portanto sempre há perda de eficiência.
Vamos usar um exemplo para facilitar o entendimento:
-
você recebe um orçamento de uma empresa para instalar um sistema de 6 kWp (ou 6.000 Wp)no telhado de sua residência, onde serão utilizados 20 móduloscom potência nominal de 300 Wp;
-
Considerando que há uma perda de eficiência regular de 10%por módulo (isso é uma suposição apenas!), cada módulo conseguirá ter uma potência máxima de 270 Wp(300Wp – 10% = 270Wp), o que faz com que o sistema todo opere em 5,4 kWp (soma dos 20 módulos);
O que isso significa?
Significa que o seu sistema está apto, no pico de sua potência, a produzir 5,4 kW (5.400W) em determinado instante, quando estiver ligado e funcionando corretamente. Isso não quer dizer que ele produzirá essa quantidade de energia durante todo o dia, pois a quantidade de energia solar que o nosso planeta recebe ao meio-dia não é a mesma que recebe, por exemplo, às 8h da manhã ou às 6h da tarde. Portanto, quando você adquirir seu sistema fotovoltaico, poderá perceber que a maior parte da produção do seu sistema estará compreendida dentro dos horários em que dizemos que “o Sol está mais forte“, ou seja, entre às 10h e às 14h.
Neste caso, nos horários de pico, meu sistema sempre produzirá 5,4kW?
Não necessariamente. Falamos sobre a perda normal de eficiência da potência nominal pois sabemos que nunca encontramos as mesmas condições de laboratório em nosso telhado. Fora isso, tudo que afeta a absorção de luz pelo painel fotovoltaico acaba reduzindo a produção do mesmo: nuvens, chuva, composição de gases no ar, angulação do painel no telhado, sombreamento de prédios e edificações ao redor, e muito mais. Como você pode perceber, a estimativa de absorção deve ser calculada de maneira responsável e realista por profissionais capacitados, para que você conheça a verdadeira viabilidade do seu projeto.
Outro ponto importantíssimo, quando você receber um orçamento, é a análise e comparação da reputação e estrutura do fornecedor de painéis. Cada marca produz placas com potências e qualidades diferentes, o que influi diretamente na absorção de luz e produção fotovoltaica.































