Glauco Diniz Duarte – o que significa kwp energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, se você está na fase de construção ou planejamento, existem alguns detalhes que podem ser previstos em projeto para facilitar a instalação dos painéis solares. Siga este guia rápido para preparar a sua propriedade para energia solar fotovoltaica. Leia mais aqui.
Instalar energia fotovoltaica na sua casa é muito simples! Você não precisa fazer nenhuma grande alteração para ter os painéis instalados em seu telhado.
Mas se você está na fase de construção ou planejamento, existem alguns detalhes que podem ser previstos em projeto para facilitar a instalação.
Siga este guia rápido para preparar a sua propriedade para energia solar fotovoltaica.
1 – CERTIFIQUE-SE DE QUE VOCÊ TEM ÁREA SUFICIENTE
Veja se o seu telhado ou laje tem uma área livre de no mínimo 10m². Dependendo da sua demanda de energia você pode precisar de mais área. Abaixo nós colocamos uma tabela para lhe servir como base. (lembre-se que estas áreas podem variar de acordo com o sistema de energia solar que você vai instalar na casa):
Área média ocupada por sistemas de energia solar para casas:
-
Potência de 1.5KWp: ocupa no mínimo 10.5m²
-
Potência de 2.0kWp: ocupa no mínimo 14m²
-
Potência de 3.0kWp: ocupa no mínimo 21m²
-
Potência de 4.0kWp: ocupa no mínimo 28m²
-
Potência de 5.0kWp: ocupa no mínimo 35m²
-
Potência de 10.0kWp: ocupa no mínimo 70m²
Área média ocupada por sistemas de energia solar para armazéns e indústrias:
-
Potência de 50kWp: Ocupa aproximadamente de 400m² a 500m²
-
Potência de 100kWp: Ocupa aproximadamente de 800 a 1000m²
-
Potência de 1MWp: Ocupa aproximadamente de 8.000 a 10.000m²
REGRA:
Considere de 7m² a 10m² para cada kWp de potência do seu sistema. Ex: Um sistema com 16 painéis de 330Watts possui uma potência de 5.28kWp (16 x 330 = 5.280Watts). Este sistema vai ocupar entre 36,96m² e 52,8m².
1°Obs. da Regra:
Sistemas de energia solar instalados em casa ficam muito mais perto dos 7m² por kWp pois é possível juntar os painéis (vide figura do layout).
2° Obs. da Regra:
Para geradores de energia solar de grande porte, como é o caso para indústrias e armazéns, você deve considerar que interferências no telhado como chaminés e maquinas de ar-condicionado podem fazer sombra nas placas. Além disso é importante deixar um espaço para andar no telhado para uma eventual manutenção. Nestes casos considere uma ocupação entre 9 e 10m² por kWp instalado.
DICA: se o seu espaço é limitado, procure comprar painéis de alta eficiência.
2 – OS MELHORES TIPOS DE COBERTURA PARA SISTEMA FOTOVOLTAICO
Os painéis fotovoltaicos são presos ao telhado através de um sistema de fixação. Cada tipo de telhado pede um sistema de fixação diferente.
O sistema de fixação representa uma parte importante do orçamento e por isso o tipo de telhado deve ser levado em conta quando estamos preparando uma propriedade para receber energia solar.
1 – As coberturas de telha metálica, como as trapezoidais comum e termoacusticas, e as coberturas de telha tipo “shingle” são as melhores opções para instalar painéis fotovoltaicos. Essas coberturas facilitam a fixação e são superfícies seguras para instalação.
2 – As telhas de barro /concreto do tipo francês ou do tipo capa-canal são a segunda melhor opção. Elas requerem algum tipo de manuseio para instalar, mas nada que inviabilize a sua instalação.
3 – As telhas do tipo fibrocimento (conhecidas como “Eternit”) trazem alguns problemas no processo de instalação pois são frágeis e podem quebrar durante o processo. Geralmente elas pedem um sistema de fixação dos painéis independente das telhas.
4 – Por último, as coberturas planas como lajes e telhas pré fabricadas em concreto são uma ótima superfície para instalação. O sistema de fixação para as coberturas planas compensa a pouca inclinação do telhado para garantir que os painéis tenham melhor incidência solar. As 3 formas tradicionais de fixar placas solares em lajes são:
-
Estrutura aparafusada na laje, (requer impermeabilização).
-
Colado com colas especiais, (precisa ser bem feito para durar 25 anos)
-
Lastro e Defletor de vento na parte de trás da placa solar, (simples mas adiciona peso extra)
3 – A POSIÇÃO DAS PLACAS NO TELHADO
O angulo ótimo para produzir o máximo de energia com os painéis fotovoltaicos é face Norte com um grau de inclinação igual ao da latitude. Ex: Campinas está na latitude 22°, portanto o melhor ângulo para o seu painel solar é inclinado a 22°.
Na prática, você nem sempre vai ter a inclinação e direção perfeitas. Não se preocupem! a perda da produção de energia é pequena e totalmente aceitável. Você pode ter o seu painel instalado em qualquer água do telhado menos as viradas ao Sul. O mais importante é que bata o máximo de sol sem sombras durante o dia.
A figura ao lado serve como referência para o desempenho dos painéis. Placas viradas ao Norte com ângulo de inclinação igual a latitude terão 100% de aproveitamento. Na figura é possível ver que mesmo virado para O ou L o rendimento ainda é muito bom.
4 – O LAYOUT DO SISTEMA FOTOVOLTAICO – TAMANHO DOS PAINÉIS
Regra de ouro para fazer o layout de um sistema de energia solar fotovoltaica: Use sempre números pares de painéis. Além de ficar mais bonito será mais fácil configurar o inversor fotovoltaico.
De uma forma simplificada, hoje em dia, existem dois tamanhos de painel solar que são os mais utilizados em casas, indústrias e usinas. São eles:
-
Painéis de 270, 275, 280 e 290Watts, possuem todos 60 células e medem tradicionalmente 166cm de altura por 99cm de largura e de 4 a 5cm de profundidade.
-
Painéis de 325, 330, 340 e 360Watts Watts, possuem todos 72 células e medem tradicionalmente 198cm de altura por 99cm de largura e de 4 a 5cm de profundidade.
-
As variações de potência são relacionadas a eficiência das células. Células mais eficientes resultam em um painel que gera mais energia por m².
-
A maioria das empresas preferem trabalhar com painéis de 72 células. Ou seja, considere painéis de 72 células em seu projeto.