Glauco Diniz Duarte – por que energia solar é cara
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, em algum momento você pode ter se perguntado “Por que energia solar é cara?” Afinal, os painéis solares podem ter um custo alto ao comprá-los, porém é possível economizar bastante na conta de luz durante os anos.
Analisando todo o investimento através da luz solar, a compra do sistema fotovoltaico e a mínima manutenção necessária, você poderá concluir que a energia solar é cara, mas oferece diversos benefícios. No final, você gastará menos do que antes com a sua distribuidora!
Fatores de encarecimento
O custo de um sistema de energia solar varia de acordo com o tamanho da localidade, consumo de energia e características do local de instalação.Sendo assim, os materiais utilizados na placa solar, sua eficiência e durabilidade, além dos gastos referentes à sua
instalação influenciam no orçamento.
Ou seja, não basta saber apenas o preço das placas fotovoltaicas, é necessário avaliar o custo do projeto de energia solar em sua casa ou empresa.
Dados
Como a maior eficiência da placa solar corresponde a melhor placa solar, quanto mais eficiente for a sua placa solar mais caro será o preço dela. Veja:
Placa Solar com eficiência de 16.5% pode custar, fora do Brasil, U$ 0,36/Watt;
Placa Solar com eficiência de 20% pode custar, fora do Brasil, U$ 0,42/Watt.
Baseando-se em sistemas de qualidade para o seu melhor investimento, os custos de componentes com instalação variam entre R$ 10 mil e R$ 52 mil de acordo com o tamanho da residência, consumo de energia e características do local de instalação.
Geração de Créditos
Além de ser um investimento a longo prazo, a energia solar é importante porque gera créditos e reduz a sua conta de luz. Medindo a energia da rua que é consumida quando não há luz solar, através do relógio de luz, e a energia solar gerada em excesso é inserida na rede da distribuidora.
Por isso, o consumidor deve entrar em contato com a distribuidora que faça uma avaliação e enviar o orçamento do seu projeto. Assim, seu relógio de luz antigo será substituído por um relógio “bidirecional”, que mede a entrada e saída de energia, calculando a energia consumida da rede elétrica e a gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico.
Esses créditos de energia são regulamentados pela ANEEL e possuem regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo.
Custo x Benefício da Energia Solar
Embora o custo de células e painéis solares sejam altos para a aquisição, sua vida útil possui mais que 25 anos, tornando-se um bom investimento. Sendo uma fonte de energia renovável, podemos contar com o sol como fonte de energia constante, apesar dos dias nublados ou durante a noite.
Além disso, sua manutenção constitui-se apenas de limpezas durante o ano, não ocorrendo desgaste mecânico ou outras adversidades.
Financiamento
Dependendo dos fatores de incidência solar e tarifas de energia de cada estado, a placa solar pode gerar um retorno de valor em investimento de três a seis anos! Aqui você pode descobrir rapidamente qual é o tamanho do sistema fotovoltaico que sua propriedade precisa e o valor das parcelas caso queira financiá-lo.